Notícias

Hospital de Coremas debate tema do Setembro Amarelo com palestra, distribuição de material educativo e abordagem aos pacientes

publicado: 28/09/2023 18h31, última modificação: 28/09/2023 18h31

A rotina do Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, que integra a Rede Estadual de Saúde, foi acrescida de mais uma atividade nesta quinta-feira (28). A direção da unidade, junto com a equipe do Serviço Social, promoveu uma manhã de ações alusivas à temática do Setembro Amarelo. A agenda contou com uma palestra direcionada aos funcionários e dinâmicas, além de interação com pacientes e acompanhantes da unidade.

Para a diretora geral do hospital, Josielma Oliveira, saúde mental é um tema importante para ser debatido não só durante o Setembro Amarelo. “Nesse mês a gente chama mais atenção para a questão da saúde mental que, muitas vezes, fica relegada a um segundo plano, quando deveria ser prioridade na vida de todos nós e isso tem que ser abordado sem preconceitos, nem julgamentos e o ano todo”, pontuou.

Ela lembra que os casos de atendimento de pacientes com crise nervosa são recorrentes na emergência da unidade há tempo, principalmente, nos plantões do final de semana. “Faz tempo que sempre registramos nos plantões atendimentos relacionados a questões de distúrbio mental, principalmente crises nervosas, tanto que essa questão já é considerada um problema de saúde pública”, reiterou Josielma.

A enfermeira que atua na unidade há mais de 10 anos, Stefani Souza, deu um depoimento durante a ação. Ela destacou que a iniciativa é importante para promover a conscientização. “A perda do meu pai abalou a minha estrutura emocional. Tive depressão, cheguei até a pensar em desistir da vida. Mas consegui superar esse momento com tratamento e acompanhamento psicológico. Hoje estou bem e dou meu testemunho para destacar a importância de buscar e receber ajuda”, destacou.

Além da palestra e do depoimento da enfermeira, a equipe do Hospital e Maternidade de Coremas realizou uma abordagem com pacientes e acompanhantes nas enfermarias e na recepção da unidade com leitura de texto sobre a temática da prevenção ao suicídio, entrega de material educativo e distribuição de chocolates acompanhadas de mensagens de otimismo.