Notícias

Hospital de Coremas atende mais de 400 pessoas durante feriado prolongado de finados

publicado: 06/11/2023 18h50, última modificação: 06/11/2023 18h50

O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, unidade integrante da rede de saúde do Governo da Paraíba, atendeu, durante o feriado prolongado de finados – no intervalo compreendido entre a quinta-feira (2) e a meia-noite do domingo (5) – 416 pessoas, sendo 192 na urgência e 224 no ambulatório. No mesmo período, quatro pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores às consultas por causa de gastroenterite, pneumonia, complicações com erizipele e febre alta.

Na urgência, os três casos mais frequentes de atendimento no período foi de pessoas com síndrome gripal (41), com queixa de dores diversas (39) e com cefaleia (14). Mas o hospital atendeu ainda vários casos de pessoas que sofreram quedas, com dificuldade de urinar, crise nervosa, febre, diarreia, acidente com objeto perfuro/cortante, crise hipertensiva, reação alérgica, entre outros. Houve ainda o atendimento de quatro pessoas vítimas de sinistros de trânsito.

No ambulatório, o dia de maior número de atendimentos foi o do feriado do dia 2, quando 65 pessoas deram entrada na unidade, seguido do plantão da sexta, com 63 consultas. No sábado, outras 58 pessoas foram atendidas e no domingo, mais 38. Na urgência, o dia de maior procura pelo serviço foi no dia 3, quando 60 pessoas foram atendidas, seguido do dia 2, com 51 pessoas. No sábado (4), mais 49 pessoas deram entrada na urgência da unidade e no domingo, outras 32.

A diretora-geral da unidade, Josielma Oliveira, afirmou que a média de atendimentos se manteve similar a outros períodos de feriado prolongado. “Não observamos uma procura muito acima de nossa média de atendimentos, apesar de que neste feriado evidenciamos um discreto aumento comparando com outros feriados anteriores recentes, tanto que ultrapassamos os 400 atendimentos”, finalizou ela.