Notícias

Hospital de Clínicas desenvolve projeto nutricional voltado para a saúde do idoso

publicado: 18/02/2022 11h53, última modificação: 18/02/2022 11h53

Para reforçar os cuidados com a saúde dos pacientes idosos internados no Hospital de Clínicas de Campina Grande, a equipe de Nutrição desenvolveu o projeto 'Nutrir Sênior HC'. A proposta foi criada diante do aumento na taxa de internação de idosos acima de 60 anos, acometidos por covid-19. Atualmente, cerca de 80% dos internados no HC se enquadram nesse perfil.

A nutrição diferenciada é destinada aos pacientes com risco nutricional baseado em uma escala de classificação internacional e identificado de acordo com avaliação realizada pelos profissionais da área.

“Muitos idosos internados aqui têm limitação de ingestão da quantidade calórica necessária por fatores de idade, muscular, absortivos, entre outros. Além dos fatores de resistência metabólica da própria idade, temos o fator crítico que acomete muito desses pacientes”, explica a coordenadora do setor de Nutrição, Carmen Spá.

A dieta é feita com nutrientes essenciais para a manutenção de ossos e músculos, e o projeto tem, justamente, o objetivo de evitar a perda de massa muscular e recuperar o estado nutricional dos pacientes, com uma ação multidisciplinar envolvendo as equipes de Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem e Médica.

“Esse suporte visa auxiliar na recuperação funcional desses pacientes, e assim apresentar melhor e mais rápida recuperação”, completa Carmen.

Nos últimos quatro dias, o HC registrou a alta de sete pacientes acima de 77 anos recuperados da covid-19.

Outra iniciativa do setor de Nutrição é a oferta de dieta por Bomba de Infusão Contínua (BIC) para pacientes em posição de prona. Nessa modalidade, a oferta dietética é devidamente calculada priorizando o uso de nutrientes essenciais para o tratamento de pacientes críticos.

“São projetos como esses que fazem o diferencial do Hospital de Clínicas. É muito importante ter profissionais comprometidos com o bem-estar e recuperação dos pacientes”, comentou o diretor-geral da unidade, Jhony Bezerra.