Notícias

Hospital de Catolé do Rocha realiza cirurgias eletivas e ortopédicas com interiorização de serviços especializados

publicado: 29/11/2023 17h55, última modificação: 29/11/2023 17h55
1 | 2
2 | 2
WhatsApp Image 2023-11-29 at 17.52.10 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-11-29 at 17.52.10.jpeg

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade da rede estadual de saúde na cidade de Catolé do Rocha, realizou, nessa terça-feira (28), oito procedimentos cirúrgicos entre eletivos e ortopédicos. A ação se deve à interiorização dos serviços de assistência especializada de saúde promovida pelo Governo da Paraíba, a fim de facilitar o acesso da população aos procedimentos cirúrgicos na sua própria região.

Foram realizadas seis cirurgias eletivas, sendo uma histerectomia total (retirada do útero e do colo do útero), uma colecistectomia (remoção da vesícula biliar), uma colpoperineoplastia anterior e posterior (cirurgia plástica da vagina e do períneo), uma hernioplastia umbilical (tratamento da hérnia na região do umbigo), uma postectomia (fimose) e uma hemorroidectomia (tratamento de hemorroidas). Já as ortopédicas foram duas fraturas nos braços.

Neste mutirão de cirurgias eletivas foram beneficiados pacientes das cidades de Mato Grosso, São José do Brejo do Cruz, Belém do Brejo do Cruz e Catolé do Rocha. Todos os procedimentos foram agendados pelo sistema RegNutes. As cirurgias eletivas acontecem no hospital todas as terças e quintas-feiras, e aos sábados, a cada 15 dias. Já os procedimentos ortopédicos foram de pacientes da cidade de Brejo dos Santos e de Brejo de Cruz.

O diretor-geral do hospital, Fábio Cardoso, lembra a importância do serviço de ortopedia para a população de Catolé e região. “Antes, os pacientes que precisavam deste tipo de cirurgia tinham que ser transferidos para outros hospitais da rede estadual, a exemplo de Patos. Agora, eles dispõem do serviço em Catolé, o que agiliza processos, minimiza riscos e melhora a assistência”, destaca o médico, lembrando que os dados comprovam que há demanda para esse tipo de procedimento, pois, em menos de 15 dias de implantação do serviço, já foram realizadas 11 cirurgias.

Referência para 10 municípios da 8ª Região de Saúde, o Hospital de Catolé tem nas consultas ambulatoriais e exames sua maior demanda, com cerca de 6 mil atendimentos mensais e, mais recentemente, se tornou referência também para procedimentos ortopédicos, consolidando assim a expansão do serviço para o Sertão paraibano.