Notícias

Hospital de Catolé do Rocha realiza 32 pequenas cirurgias em pacientes de quatro cidades do sertão

publicado: 17/01/2024 17h58, última modificação: 17/01/2024 17h58
1 | 3
2 | 3
3 | 3
Nesta quarta-feira, 32 pacientes foram beneficiados com os procedimentos.jpg
A diretora administrativa do hospital, Cláudia Medeiros foi uma das pacientes desta quarta-feira (17).jpg
Nesta quarta-feira foram realizados 32 pquenas cirurgias no Hospital de Catolé.jpg

Pacientes da cidade de Catolé do Rocha, Cacimba de Areia, São José de Princesa e Belém do Brejo do Cruz puderam realizar, nesta quarta-feira (17), pequenos procedimentos cirúrgicos de retiradas de cistos subcutâneos, remoção de sinais e outras pequenas intervenções. Nessa ação, que aconteceu no Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade da rede de saúde do Governo da Paraíba em Catolé do Rocha, foram feitas 32 pequenas cirurgias. O médico Germano Lacerda, responsável pela demanda de pequenas cirurgias na unidade, foi quem realizou os procedimentos com apoio da equipe de enfermagem da unidade.

As pequenas cirurgias acontecem sempre nas segundas, quartas e sextas-feiras e não precisam ser agendadas previamente. “Os procedimentos eletivos mais complexos, precisam ser agendados previamente porque há todo um preparo prévio do paciente, inclusive com exames e preparação do bloco cirúrgico e equipes, mas essa ação de retirada de cistos e sinais é um procedimento simples que não necessita de agendamento prévio e se dá em nível ambulatorial”, explica o diretor-geral do hospital, Fábio Cardoso.

E uma das 32 pacientes atendidas nesta quarta-feira (17) foi a diretora administrativa do hospital, Cláudia Medeiros, que retirou material para biopsia do braço esquerdo. “Fiz a retirada de material para biopsia e foi tudo tranquilo. Após o exame, o médico fez o procedimento de retirada do tecido”, disse ela, lembrando que esse é o trâmite para todos que utilizam esse serviço da unidade. “O médico faz o exame clínico no ambulatório antes e depois do procedimento. Funcionamos de portas abertas para esse tipo de demanda de pequenas cirurgias, basta vir ao hospital nos dias, apresentar documentação e cartão do SUS e aguardar atendimento”, ressaltou ela.