Hospital de Catolé do Rocha encerra semana com a realização de 24 cirurgias e 10 partos

publicado: 09/02/2024 18h00, última modificação: 09/02/2024 18h00
Hospital de Catolé do Rocha realizou mais de 80 cirurgias ortopédicas desde o ínicio do serviço em novembro passado.jpg
Hospital de Catolé também funciona como urgência e emergência.jpg

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade da rede estadual na cidade de Catolé do Rocha, encerra a semana (5 a 9) com a realização de 24 cirurgias e 10 partos e se consolida, cada vez mais, como importante referência de procedimentos cirúrgicos eletivos e de ortopedia, além de maternidade para partos no sertão da Paraíba.

Da segunda (5) até esta sexta-feira (9), o hospital realizou oito cirurgias eletivas de colecistectomia (remoção da vesícula biliar), varicocele (“desconectar” as veias testiculares afetadas para redirecionar o fluxo de sangue para as veias normais), hernioplastia (tratamento da hérnia), hemorroidectomia (cirurgia das hemorroidas), e colpoperineoplastia (cirurgia plástica da vagina e do períneo para reparação de defeitos), em pacientes das cidades de Tavares, Brejo do Cruz, Catolé do Rocha e Diamante. Todos os procedimentos foram agendados pelo sistema RegNutes do Estado.

Além das cirurgias eletivas, a unidade realizou ainda sete procedimentos ortopédicos. O Hospital de Catolé do Rocha começou a realizar cirurgias ortopédicas em novembro do ano passado. “Do dia 14 de novembro, início da realização dos procedimentos, até o dia 31 de janeiro, realizamos 80 cirurgias ortopédicas, numa demonstração de que a Secretaria de Estado de Saúde agiu assertivamente quando decidiu expandir este serviço para Catolé, o que possibilitou melhorar a assistência à população e ao mesmo tempo desafogar a demanda regional e o serviço em outras unidades, a exemplo de Patos”, destaca o diretor-geral do hospital, Fábio Cardoso.

No tocante ao atendimento às gestantes, o hospital realizou 10 partos entre o dia 5 e 9 deste mês e também evoluiu neste serviço, ao inaugurar, no dia 23 de janeiro último, o ambulatório de pré-natal de alto risco, que funciona às terças-feiras com agendamento prévio, por meio das Secretarias Municipais de Saúde.

Referência para 10 municípios da 8ª Região de Saúde, o Hospital de Catolé tem nas consultas ambulatoriais e exames sua maior demanda, com cerca de 6 mil atendimentos mensais.