Notícias

Hospital de Catolé do Rocha celebra o Setembro Amarelo em conversas com pacientes e funcionários sobre valorização da vida

publicado: 17/09/2024 17h33, última modificação: 17/09/2024 17h33
1 | 3
2 | 3
3 | 3
Ação-realizada-na-recepção-do-Hospital-de-Catolé-nesta-terça-feira_1.jpg
As-abordagens-aconteceram-em-vários-locais-do-hospital_1.jpg
A-equipe-promoveu-rodas-de-conversas-com-pacientes-que-aguardavam-atendimento-na-recepão-do-jhospit.jpg

O Hospital Regional de Catolé do Rocha - Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade que integra a rede hospitalar do Governo da Paraíba, realizou, nesta terça-feira (17), uma atividade educativa com pacientes e funcionários sobre Saúde Mental e prevenção ao suicídio, tema central da campanha Setembro Amarelo. A ação foi planejada pela equipe de Psicologia e contou com a participação de estudantes de enfermagem que estagiam na unidade.

De acordo com a coordenadora de Psicologia, Amandda Maia, a campanha do Setembro Amarelo traz à tona a discussão sobre a saúde mental. “A divulgação dessa campanha é de suma importância para ajudarmos na prevenção e na orientação da população sobre os sinais que uma pessoa com depressão ou ansiedade apresenta. Além de orientar sobre como ajudar alguém que passa por algum sofrimento psicológico”, afirmou. 

A dona de casa Ana Cláudia Silva, que estava aguardando uma consulta, foi uma das pessoas abordadas na recepção do hospital. Para ela, a atividade educativa foi bastante proveitosa. “Gostei muito da iniciativa, pois essa é uma questão que deve ser tratada por todos nós, porque toda morte é uma tragédia para a família e para os amigos, e, dessa forma, quando há suicídio, é mais dolorido ainda. Falar sobre isso nos ajuda a entender melhor sobre como podemos ajudar alguém”, disse.

Durante a ação, ainda foram distribuídos aos pacientes informativos sobre a campanha e também recadinhos alusivos ao tema do Setembro Amarelo e da valorização da vida, acompanhados por um chocolate para pacientes, acompanhantes e colaboradores da unidade. Também houve abordagens sobre o tema de forma individual.