Notícias

Hospital de Catolé do Rocha atende mais de 350 pessoas e realiza oito cirurgias e quatro partos no final de semana

publicado: 26/08/2024 18h26, última modificação: 26/08/2024 18h26

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos realizou, no plantão do final de semana, compreendido entre os dias 23 e 25, oito cirurgias, atendeu 358 pessoas no pronto atendimento da urgência e ambulatório e realizou quatro partos. A unidade integra a rede estadual de Saúde na cidade de Catolé do Rocha e também funciona como maternidade.

Foram 154 atendimentos na urgência e ambulatório médico na sexta-feira (23), outros 83 no sábado (24) e mais 121 no domingo (25). As oito cirurgias realizadas foram de fratura de plator tibial (correção de uma ruptura entre o osso tibial que fica abaixo do joelho e o joelho), hernioplastia inguinal (cirurgia do aparelho digestivo, orgãos anexos e parede abdominal), laparotomia (abertura da cavidade abdominal para se procurar/explorar alguma doença), postectomia (remoção cirúrgica do prepúcio, pele que recobre a cabeça do pênis - fimose) e histerectomia (cirurgia ginecológica que consiste na remoção do útero). 

Ainda durante o plantão do final de semana, o hospital realizou quatro partos, 183 exames laboratoriais e 73 exames de Raios-X. No período houve o registro de 20 internações por Acidente Vascular Cerebral (AVC), Acidente Vascular Encefálico (AVE), choque séptico, GECA (inflamação gastrointestinal), Traumatismo Crânio Encefálico (TCE), além dos oacientes que fizeram cirurgia e as parturientes.

No pronto atendimento ambulatorial os motivos mais frequentes de procura pelo servil foram de pessoas com queixas de dores, com 55 ocorrências, seguido de casos de cefaleia, com 29 registros, e de consultas cardiológicas, com outros 29 atendimentos. O hospital atendeu ainda 20 pessoas com sintomas de síndrome gripal, 19 casos de faringite, dez de mialgia, nove com dorsalgia, oito pessoas que sofreram sinistros de trânsito com motos e outras oito pessoas com crise de ansiedade, além de outros motivos de menor incidência.