Hospitais de Guarabira e Mamanguape recebem equipamentos para ampliação de serviços

publicado: 15/03/2022 15h27, última modificação: 15/03/2022 15h27
WhatsApp Image 2022-03-15 at 15.13.45-2.jpeg
WhatsApp Image 2022-03-15 at 15.13.45.jpeg
WhatsApp Image 2022-03-15 at 15.13.46-2.jpeg
WhatsApp Image 2022-03-15 at 15.13.46.jpeg
WhatsApp Image 2022-03-15 at 15.15.40.jpeg

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) entregou, nesta terça-feira (15), equipamentos para a ampliação e melhoria da rede materno-infantil nos hospitais de Mamanguape e Guarabira. A ação faz parte de um investimento do Governo da Paraíba para reparar um vazio assistencial de mais de 50 anos. Na agenda de Guarabira, também foram entregues aparelhos de endoscopia e colonoscopia.

Com o intuito de diminuir as taxas de mortalidade materna, o governo está trabalhando com foco na regionalização da saúde, ou seja, equipando as unidades hospitalares para que todas tenham resolutividade, sem a necessidade de transferir pacientes para os grandes centros. O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, reforça que os aparelhos entregues nesta terça-feira permitirão um maior conforto para as gestantes, puérperas e neonatos, trazendo benefícios para as regiões.

Essa regionalização da saúde é o único meio de desafogar João Pessoa e Campina Grande. Nós temos a concepção de que temos que ter saúde em todo território paraibano e não exclusivamente nesses centros. Com a implantação do Centro Estadual de Regulação  materno-infantil, associado a todo esse fluxo de equipamentos, vai facilitar muito. É um benefício grande, pontua.

O secretário de Saúde de Mamanguape e presidente da Comissão Intergestores Regional (CIR), Rafael Aires, ressaltou a importância da ação que complementa o que já vem sendo realizado pelo Planificasus. Dos avanços da região, o destaque foi ter zerado a mortalidade materna em 2021. Já o diretor do Hospital Geral de Mamanguape, Daniel Gonçalves, ressaltou que a unidade é um instrumento importante na região. Ele reforça que a maternidade do serviço é a que mais realiza partos normais no estado, em torno de 60%. Agora com esses equipamentos o HGM dá um salto de tecnologia e qualidade no atendimento. Hoje inauguramos uma sala de cuidados de tratamentos intermediários neonatal e uma sala de parto humanizado, frisou.

Na agenda de Guarabira, a SES também entregou equipamentos para realizar exames de endoscopia e colonoscopia. Geraldo Medeiros destaca que isso trará um grande benefício para o município de Guarabira e região. Sabemos que há uma grande dificuldade de um paciente que necessita desses exames em conseguir realizar rapidamente. As pessoas esperam meses para conseguir acesso. A chegada desses equipamentos de última geração, com videoendoscópio, vai facilitar esse acesso aos cidadãos da região”, completa.

Estiveram presentes nas agendas o deputado estadual Ricardo Barbosa, o secretário chefe de Governo, Roberto Paulino, o secretário executivo do Orçamento Democrático, Célio Alves, e lideranças da região.