Historiadora Rosa Godoy participa de seminário na FCJA

IMG_20230322_094030191_HDR_2.jpg
IMG_20230322_092944327_HDR.jpg
IMG_20230322_094013762_HDR.jpg

A professora e historiadora paulista, Rosa Godoy, elogiou a iniciativa de debater o estado da arte e preservação da memória do acervo da Fundação Casa de José Américo. Ela passou cinco dias reunida com as equipes que integram o Projeto de Preservação de Memória e Difusão Educativa e Cultural do Acervo da FCJA. O evento, que culminou com uma palestra pós-seminário, contou com a parceria da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq).

Ao relatar a importância do seminário, seguido da palestra de fechamento do evento, Rosa destacou que muito já se trabalhou o valor literário e político de José Américo de Almeida, no entanto, ainda existem informações inéditas para se tornarem públicas, após o trabalho que está sendo executado pelas cinco equipes, principalmente do acervo particular do patrono, que beneficiará pesquisadores e o público interessado em aprofundar o conhecimento sobre o ilustre paraibano.

A palestra foi aberta pelo presidente da Fundação Casa de José Américo, Fernando Moura, e, na sequência a gerente executiva do Arquivo, professora Lúcia Guerra, dirigiu o evento, que foi prestigiado pelos servidores da FCJA, professores e pesquisadores universitários.

Rosa Godoy trabalhou com o grupo, por meio de reuniões preliminares diárias com a coordenação de projetos e sub-projetos, debatendo os seguintes temas: O modernismo na Paraíba: a revista  Era Nova e a novela Reflexões de uma Cabra, Manuscritos de José Américo: identificação e descrição de documentos, A Paraíba e seus problemas: permanências e transformações, Acervo audiovisual da FCJA: imagem e memórias, Partitura de uma história pela democracia: as conexões artísticas e políticas entre José Siqueira e José Américo de Almeida.

Paulista de Jundiaí, Rosa Godoy é graduada em História pela Universidade de São Paulo, onde também fez mestrado em História Social, doutorado em História Econômica e Pós-Doutorado em História. Fez especialização em Estudos Internacionais pela Université de Nice (França). Morou em João Pessoa ao longo de trinta anos, desempenhando diversas funções na Universidade Federal da Paraíba, como professora e pró-reitora, além de atuar no Governo do Estado e outras entidades.