Hemodinâmica do Hospital Regional de Patos ultrapassa meta anual de procedimentos cardiológicos

publicado: 11/08/2023 16h27, última modificação: 11/08/2023 16h27
WhatsApp Image 2023-08-11 at 16.12.28 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-08-11 at 16.12.28.jpeg

O serviço de hemodinâmica instalado no Hospital Regional de Patos, gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), ultrapassou a meta anual, realizando 1.224 procedimentos da linha cardiológica. Com investimentos do Governo da Paraíba como parte da interiorização da assistência especializada de saúde e o pleno funcionamento do Programa Coração Paraibano, a população sertaneja agora tem acesso a serviços como angioplastia coronariana, aortografia torácica e cateterismo cardíaco, 100% SUS, sem precisar se deslocar até os grandes centros como Campina Grande e João Pessoa.

De acordo com a coordenadora de práticas assistenciais da hemodinâmica de Patos, Kamila Leite, o empenho de toda equipe multidisciplinar que se dedica, diariamente, para prestar uma assistência de qualidade foi essencial para alcançar esse resultado. “Além disso, estamos atendendo a um grande número de infartados de urgência e emergência após o início do funcionamento do programa Coração Paraibano, que vem trazendo resultados incríveis. São milhares de vidas salvas em tempo hábil e com qualidade. É muito bom ver um programa inovador do Governo do Estado dando certo e tendo resultados tão positivos”, relatou a gestora.

Para a coordenadora administrativa da hemodinâmica de Patos, Liliane Sena, esse grande volume de procedimentos realizados até agosto demonstra a importância da hemodinâmica instalada no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro. “Sabemos que havia um vazio assistencial aqui na região, só existia hemodinâmica, até então, no Hospital Metropolitano em Santa Rita e, algum tempo depois, foi instalada a hemodinâmica no Trauma de Campina Grande, mas em todo Sertão e Alto Sertão tinha este vazio que foi preenchido com a hemodinâmica de Patos”, frisou Liliane.

A gestora acrescentou que, além do esforço de toda a equipe multiprofissional da hemodinâmica, não seria possível alcançar esse resultado sem o empenho da equipe da Central Estadual de Regulação, que, em tempo hábil, com seus cardiologistas de plantão 24 horas, regula rapidamente o paciente. “Como também a equipe de remoção das ambulâncias, então realmente é uma estrutura muito grande que é articulada pela Secretaria do Estado da Saúde e pela PB Saúde, para fazer acontecer, em pleno Sertão da Paraíba, um serviço tão complexo e especializado que vem salvando várias vidas, 24 horas por dia e sete dias por semana”, pontuou a gestora.

Um dos pacientes que teve a vida salva na hemodinâmica de Patos foi o padre José Ronaldo Marques da Costa, de 57 anos, que atua em Piancó-PB. Em 25 de julho, ele precisou passar por um cateterismo e uma angioplastia em decorrência de um infarto agudo do miocárdio. Após se recuperar, o sacerdote agradeceu a agilidade no atendimento e atenção que recebeu quando esteve internado.

“Eu só tenho a agradecer as direções do Hospital de Piancó e de Patos, sobretudo, da hemodinâmica, pelo acolhimento e pelo tratamento impressionante. É uma benção para nosso Sertão ter aqui esse centro de hemodinâmica, porque tudo fica muito ágil. Então, eu agradeço a Deus e peço que os nossos governantes continuem pensando na população. Estou sendo muito bem acolhido aqui, agradeço de coração”, afirmou o religioso.

Hemodinâmica de Patos - O equipamento instalado no Hospital Regional Deputado Janduhy Carneiro, na cidade de Patos, gerenciado pela Fundação PB Saúde, iniciou o funcionamento em 20 de dezembro de 2022, e, desde então, beneficia diretamente a população de 89 municípios do sertão paraibano, atendidos pela 3ª macrorregião. Além da cardiologia intervencionista, a área endovascular também é assistida pela equipe profissional atuante e o atendimento se dá de forma regulada, por meio da Central de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde, no qual, junto à regulação da PB Saúde, analisa o perfil de cada paciente e procede com o encaminhamento necessário.