publicado: 13/09/2024 16h26, última modificação: 13/09/2024 16h26
Hemodinâmica de Patos atinge meta anual de procedimentos de cardiologia intervencionista (2).jpeg
Hemodinâmica de Patos atinge meta anual de procedimentos de cardiologia intervencionista (4).jpeg

O serviço de Hemodinâmica instalado no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, unidade do Governo da Paraíba gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), alcançou uma marca importante para a saúde do Sertão paraibano. A meta anual de 2.160 procedimentos de cardiologia intervencionista para o ano de 2024 foi atingida nessa quinta-feira (12), com um cateterismo eletivo realizado no paciente José Belarmino dos Santos Irmão, de 76 anos, morador de Princesa Isabel.

Kamila Leite, coordenadora de práticas assistenciais da hemodinâmica de Patos, destacou a importância desse feito e explicou os fatores que contribuíram para o alcance da meta. "O fato de termos atingido a meta anual em menos de nove meses reflete o trabalho contínuo e eficiente que realizamos, especialmente com o suporte do programa Coração Paraibano, que regula pacientes de urgência, além dos casos eletivos agendados diariamente. Em agosto, tivemos um número expressivo de procedimentos, com atendimentos que vão desde idosos até pacientes mais jovens com problemas cardíacos. Atendemos 89 municípios, e esse é um grande feito para a vida dos sertanejos, melhorando a expectativa e a qualidade de vida dessa população. É gratificante poder contribuir para a saúde dessas pessoas, com uma equipe qualificada e humana", afirmou.

Este ano, a Fundação PB Saúde inaugurou, no dia 2 de maio, a nova Unidade de Decisão Cardiológica (UDC) para proporcionar uma assistência ainda melhor aos pacientes da hemodinâmica de Patos, composta por cinco leitos completos com monitores, multiparâmetros e respiradores. A UDC funciona como uma unidade de transição, onde a equipe médica pode tomar decisões rápidas e eficientes para garantir a melhor condução dos casos.

Outro destaque do ano foi a participação da equipe da Hemodinâmica de Patos no Congresso Brasileiro de Cardiologia Intervencionista, onde os trabalhos desenvolvidos no serviço foram apresentados por Jeann Carlos Santiago, cardiologista hemodinamicista. Temas como a Trombectomia Mecânica na Trombose Pulmonar e o infarto agudo do miocárdio em suas diferentes complexidades foram aprovados e apresentados em miniarena.

"Casos clínicos realizados no interior da Paraíba estão sendo compartilhados em nível nacional, o que só demonstra a excelência dos profissionais que atuam na Hemodinâmica de Patos. Além de salvar vidas diariamente, também estamos empenhados em aperfeiçoar nossos conhecimentos e difundir essas experiências", enfatizou Jeann, que foi também o responsável pelo procedimento de número 2.160, que marcou o atingimento da meta anual com um cateterismo pré-operatório para troca de valva aórtica.

Para a diretora de Atenção à Saúde da PB Saúde, Ilara Nóbrega, é motivo de grande alegria ver que a interiorização da assistência de alta complexidade está gerando frutos importantes no Sertão Paraibano. "O alcance dessa meta é um reflexo da nossa dedicação em levar assistência especializada para o interior da Paraíba. O trabalho realizado em Patos é uma prova de que os pacientes do interior podem contar com um atendimento de qualidade, sem precisar se deslocar para os grandes centros. Isso representa um avanço significativo na saúde da nossa população", concluiu Ilara.

Hemodinâmica de Patos - A hemodinâmica de Patos faz parte dos investimentos do Governo da Paraíba na modernização e interiorização da assistência em alta complexidade para a população paraibana. É uma área complexa, essencial para o diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares, e requer um nível elevado de precisão e tecnologia.

O equipamento foi instalado no Hospital Regional Deputado Janduhy Carneiro, na cidade de Patos, gerenciado pela Fundação PB Saúde, e iniciou o funcionamento em 20 de dezembro de 2022, e, desde então, beneficia diretamente a população de 89 municípios do sertão paraibano, atendidos pela 3ª macrorregião.

A área endovascular também é assistida pela equipe profissional atuante e todos os atendimentos do serviço se dão de forma regulada, por meio da Central de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde que analisa o perfil de cada paciente e o encaminha quando necessário.