Notícias

Hemocentro recebe doações de sangue de estudantes da Uninassau-João Pessoa

publicado: 23/05/2019 18h12, última modificação: 23/05/2019 18h12
1 | 3
2 | 3
3 | 3
ses hemocentro Estudantes da Uninassau realizam campanha de doacao de sangue 2.jpg
ses hemocentro Estudantes da Uninassau realizam campanha de doacao de sangue 3.jpg
ses hemocentro Estudantes da Uninassau realizam campanha de doacao de sangue 4.jpg

O Hemocentro da Paraíba recebeu, nesta quinta-feira (23), estudantes da Uninassau - João Pessoa em campanha para doação de sangue. A campanha “Quinta do Bem” atendeu os apelos do Hemocentro e mobilizou estudantes dos cursos de Direito, Fisioterapia, Biomedicina, Assistente Social, Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Nutrição, Enfermagem e Psicologia.

O objetivo foi incentivar a cultura solidária de doação de sangue entre os alunos da Instituição. Segundo a coordenadora de Marketing da Uninassau - João Pessoa, Vanessa Furtado, a mobilização dos candidatos à doação foi realizada através das redes e de aplicativos de mensagem para alunos dos cursos oferecidos pela instituição.

A estudante do curso de Nutrição, Kamila Araújo, 20 anos, aproveitou a oportunidade para fazer sua primeira doação. “Estou feliz por conseguir ser uma doadora, eu já tinha tentado em outra ocasião, mas por não ter dormido bem na noite anterior à doação, fui considerada inapta. Desta vez foi tudo muito tranquilo e pretendo ser uma doadora regular”, declarou.

Também estreando na doação, o estudante de Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Samuel Roberto Franco, 18 anos, não pensou duas vezes para aderir à campanha. “Recebi o anúncio da campanha através de mensagem de Whatsapp e, de imediato resolvi participar. Hoje, estava em sala de aula e precisei pedir permissão para sair e vir ao Hemocentro. Estou feliz por fazer minha parte e ser um doador”, frisou.

Já a estudante de Psicologia, Naiara Machado, 19 anos, em sua primeira doação, desmitificou o medo da agulha usada no procedimento. “Eu pensava que a agulha fosse bem maior, mas não é assim, é uma agulha normal e todo o processo é muito rápido, não dá tempo sentir dor”, comentou.

A coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, Elaine Santana, deu as boas vindas aos estudantes e reforça sobre a importância de eles retornarem pra doar regularmente e, assim, ajudar na manutenção sustentável do banco de sangue.

QUEM PODE DOAR - A doação de sangue pode ser realizada por pessoas entre 16 e 69. Quem tem 16 e 17 anos precisa vir acompanhado de um responsável leva (pai ou mãe). Já os que têm entre 60 e 69 anos só poderão doar se já o tiver feito uma doação antes dos 60 anos. É preciso pesar, no mínimo, 50 kg e estar em bom estado de saúde.

O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não fumar e não estar em jejum. No dia da doação, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

CAMPANHA - A campanha traz o Slogan "Quinta do bem Uninassau", cuja ideia central é constituir para uma cultura de doação regular e voluntária, ajudando, assim, pessoas que eles não conhecem.