Notícias

Hemocentro programa ação para comemorar Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

publicado: 22/11/2022 18h14, última modificação: 22/11/2022 18h14

O Hemocentro da Paraíba, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai comemorar nesta sexta-feira (25), às 9h, o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Com o tema: Bola na Rede, Sangue na Veia. Seja Você o Artilheiro da Solidariedade, o Hemocentro vai agradecer e chamar os doadores para compor a seleção que salva vidas.

A diretora-geral do Hemocentro, Shirlene Gadelha, explica que, fazendo referência à Copa do Mundo de Futebol, a proposta é engajar o torcedor ao movimento de doação voluntária de sangue. 

A programação do Dia Nacional do Doador contará com a realização de uma live a ser transmitida ao vivo pelo Instagram oficial do Hemocentro (@hemocentrojp), a partir das 10h da próxima sexta-feira. Haverá sorteio de brindes, entre eles uma bicicleta, ventilador e ingresso para jantar dançante. Ainda para celebrar a data, o Hemocentro vai promover a apresentação de artistas, entrega de brindes e oferta de um lanche diferenciado aos doadores.

A diretora-geral do Hemocentro destaca que as campanhas são oportunidades para incentivar a doação de sangue para diferentes públicos. “Para quem já é doador, vale relembrar a importância do gesto regular. A quem ainda não doou, a ação busca motivar e sensibilizar para dar o primeiro passo. Todos os dias precisamos receber voluntários, pois não existe nenhum substituto para o sangue”, afirma a gestora. “Somente pela doação voluntária e altruísta podemos dar assistência aos pacientes que precisam de transfusão de sangue”, conclui Shirlene Gadelha.

O Hemocentro atende à demanda transfusional de mais de 40 unidades de saúde da Região Metropolitana de João Pessoa. A instituição necessita, em média, entre 180 a 200 doações por dia, mas a época do final de ano é considerado um período de queda de doações e redução dos estoques de sangue e de hemocomponentes. Homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes no período de 12 meses. Já as mulheres, a cada três meses no período de 12 meses.

SAIBA MAIS

Para ser um doador de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, descansado, ter mais de 50 kg, idade de 16 a 69 anos e apresentar um documento oficial e original com foto. Menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável legal (pai ou mãe).

Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Data: Sexta-feira (25), às 9h

Local: Hemocentro da Paraíba (Av. Pedro II, 1548, Jaguaribe- João Pessoa - PB)