Notícias

Hemocentro divulga calendário de coletas externas e caravana solidária

publicado: 05/03/2018 00h00, última modificação: 06/06/2019 16h14

O Hemocentro da Paraíba programou para o mês de março a realização de duas coletas externas e de duas ‘Caravanas Solidárias’. O objetivo é sensibilizar a população para a importância da doação de sangue. Cada doação pode ajudar até quatro pessoas.

As coletas externas estão programadas para os dias 6 e 17 de março, sendo a primeira no Hospital de Trauma, localizada no bairro Pedro Gondim, em João Pessoa. No dia 17, a equipe do Hemocentro estará no Abutre’s Motoclube localizado no bairro Valentina Figueiredo, também na capital. As coletas externas terão início às 8h, e término às 16h.

Já as Caravanas Solidárias serão realizadas nos dias 6 e 23 de março, sendo a primeira no Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Federal da Paraíba, e a última, na Faculdade de Ciências Médicas de Itapororoca.

A Caravana Solidária é um serviço oferecido pelo Hemocentro da Paraíba a grupos de pessoas que se organizam em prol da doação de sangue. Ele consiste em disponibilizar uma Van, com capacidade para 16 lugares, para o transporte de candidatos à doação de um local previamente agendado até o Hemocentro, e, após a doação, os leva de volta.

“A coleta externa e a Caravana Solidária são duas possibilidades de serviços que disponibilizamos de maneira estratégica para aumentar o número de doações”, pontua Elaine Santana, coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro.

Ainda conforme, a coordenadora, as ações possibilitam, além da doação em si, uma forma de sensibilizar mais pessoas, e sensibilizar sobre o ato de doar. “Cada doação multiplica a conta da solidariedade”, finaliza.

Agendamento

O agendamento de campanhas para doação de sangue através de coleta externa e caravana solidária pode ser realizado com o Serviço Social do Hemocentro da Paraíba, através do telefone (083) 3218-7698. O contato pessoal também pode ser realizado na instituição que funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h30 e aos sábados, das 7h às 17h.

Critérios para ser doador de sangue

Ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos é necessário a presença do responsável legal);

- Pesar acima de 50 quilos;

- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas;

- Estar alimentado, respeitando o intervalo de três horas após o almoço;

- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação;

- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;

- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia;

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;

- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;

- Respeitar o intervalo entre as doações, que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

 

CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES

COLETA EXTERNA

 

 

 

DATA HORÁRIO LOCAL
06/03 (TERÇA) 8 ÀS 16H HOSPITAL DE TRAUMA DE JOÃO PESSOA
17/03 (SÁBADO) 8 ÀS 16H ABUTRE’S MOTOCLUBE

 

CARAVANA SOLIDÁRIA

 

DATA HORÁRIO LOCAL
O7/03 (QUARTA) 12 ÀS 17H CCS da Universidade Federal da Paraíba
23/03 (SEXTA) 8h Centro de Ciências Médicas de Itapororoca