Notícias

Hemocentro da Paraíba recebe visita de diretoria do Hemonorte

publicado: 05/12/2018 23h00, última modificação: 20/05/2019 15h06
hemocentro-da-paraiba-recebe-visita-do-diretor-do-hemonorte-1.jpg

O diretor administrativo do Hemocentro da Paraíba, Mário Luciano Sorrentino Caldas, recebeu, na manhã desta quinta-feira (6), a visita do diretor-administrativo do Hemocentro do Rio Grande do Norte (Hemonorte), Camilo Queiroz Nogueira Fernandes. O encontro teve como objetivo a troca de experiências sobre as ações voltadas para o aprimoramento dos Hemocentros.

Em visita ao setor do Ciclo do Sangue, o diretor-administrativo potiguar pode ver a árvore de Natal que contém mensagens de agradecimento aos doadores de sangue escritas por crianças que já receberam transfusões. “Essa é uma iniciativa louvável que merece ser reconhecida, pois mostra para o doador a importância dele na vida de tantas pessoas”, ressaltou Camilo Queiroz.

A coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas, Elaine Farias de Santana, que acompanhou o diretor do Hemocentro da Paraíba, explicou que este ano, durante as atividades comemorativas ao Dia Nacional do Doador de Sangue (25 de novembro), um dos focos das atividades foi apresentar aos doadores homenagens de gratidão.

“Doar sangue é um ato voluntário e altruísta. Leva poucos minutos na vida de uma pessoa e pode salvar a vida inteira de até 4 pessoas. É importante que mais cidadãos saibam da importância deste gesto e se tornem doadoras de sangue”, destacou Elaine Farias.

Quem pode doar sangue – O candidato à doação deve ter entre 16 e 69 anos de idade, jovens com menos de 18 anos precisam estar acompanhados do responsável legal – pai ou mãe; e a primeira doação deve ser realizada antes de 60 anos. É preciso também pesar no mínimo 50 kg, estar alimentado e ter descansado bem na noite anterior a doação. Todo doador deve apresentar um documento oficial com foto e passar pela triagem e pré-triagem, na qual é realizada a avaliação do candidato.