Hemocentro da Paraíba cadastra novos doadores na Caravana da Rede Cuidar

ses hemocentro caravana da rede cuidar regiao de cajazeiras 1.jpg
ses hemocentro caravana da rede cuidar regiao de cajazeiras 9.jpg
ses hemocentro caravana da rede cuidar regiao de cajazeiras 10.jpg

A primeira participação do Hemocentro da Paraíba na Caravana da Rede Cuidar resultou na realização de 163 novos cadastros de medula óssea e de 167 doações voluntárias de sangue, além da sensibilização da população para a importância da doação. A Caravana, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), percorreu 13 cidades paraibanas, no período de 8 a 20 de julho, na busca ativa de crianças com cardiopatia, microcefalia e mães com risco gravidez de risco.

A diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Luciana Gomes, agradeceu a oportunidade de compor esse “projeto incrível” da Secretaria de Estado da Saúde, e a calorosa recepção da equipe que compôs a caravana e das equipes dos Hemonúcleos que abraçaram a causa. “O Hemocentro agradece a todos que participaram desta ação que busca salvar vidas”, finalizou.

As equipes de captação de doadores de sangue e de medula óssea se inseriram no projeto e em todas as cidades (Monteiro, Princesa Isabel, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Esperança, Picuí, Guarabira, Mamanguape e Itabaiana) realizaram palestras educativas e distribuição de folders.

Em nove cidades com Hemonúcleos, houve encaminhamento de pessoas para inscrição no cadastro de medula óssea e para doação de sangue. O horário de atendimento foi ampliado até as 17h para atender aos candidatos.

Em Princesa Isabel, o agricultor Cícero Favio, 32 anos, morador da cidade Manaíra, encontrou a oportunidade para realizar o antigo desejo de ser um doador. “Minha filha já fez uma cirurgia e precisou de alguém para doar o sangue. Hoje, (dia 9) estou aqui fazendo a minha parte. Se todo mundo contribuir, acredito que não vai faltar pra ninguém”, afirmou.

Em Picuí, em um dos momentos mais emocionantes, Jucilane Henrique, mãe de Paulo Henrique, de apenas 1 ano e 11 meses, deu um depoimento impactante. O seu filho, portador de uma doença rara, estava na caravana para receber atendimento médico e saber a situação de seu coração, mas o problema de saúde dele exige o transplante de medula óssea. Os parentes próximos não são compatíveis e a mãe busca encontrar um doador no grupo de não aparentados. Neste caso, a chance de encontrar um doador compatível é de 1 a cada 100 mil.

“Tenho esperança. A gente está lutando para achar uma pessoa compatível, estamos fazendo campanhas e fazendo apelo para quem puder ser doador procurar o Hemocentro mais perto e fazer o cadastro. O que mais quero é ver meu filho ficar bom e ter uma vida normal”, afirmou Jucilane, com o pequeno Paulo Henrique no braço.

No Hemonúcleo, o possível candidato à doação de medula preencheu um formulário com seus dados pessoais e em seguida foi encaminhado para a sala de coleta de sangue. Foram retirados 5ml de sangue para realização do teste de histocompatibilidade que serão encaminhados para o Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). “Esse gesto é fundamental para salvar vidas”, explicou a coordenadora do Laboratório de Biologia Molecular do Hemocentro da Paraíba, Jussara Torres de Araújo, que também participou da Caravana.

O resultado positivo da participação do Hemocentro da Paraíba na Caravana da Rede Cuidar foi evidenciado por Jussara Torres. “Tivemos a oportunidade de divulgar o nosso trabalho e de sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação de medula óssea e de sangue em municípios que realmente necessitavam destas informações. Também em relação aos Hemonúcleos, pudemos localizar as unidades para a população e divulgar o trabalho deles no município”, destacou.

Por sua vez, a coordenadora de Ações Estratégicas do Hemocentro da Paraíba, Elaine Santana, afirmou que, para além do ato de doar sangue, "a mensagem principal é a importância de doar regularmente para manter o banco de sangue em níveis suficientes para atender pessoas em cirurgias e em tratamentos hematológicos, e a Caravana da Rede Cuidar proporcionou esse espaço em todos os 13 municípios".

O coordenador da Rede Cuidar da Paraíba, Cláudio Régis, destacou o sucesso da parceria com o Hemocentro da Paraíba. “O trabalho foi fantástico, pensando especificamente na cardiologia onde o paciente muitas vezes tem indicação de cirurgia, a sensibilização da população para a doação de sangue é fundamental para manter os estoques dentro de um nível seguro”, pontuou.

Já a coordenadora da Rede Cuidar, Juliana Soares, enfatizou que a parceria deverá ser fortalecida ainda mais nas próximas edições da Caravana. Enquanto a coordenadora de enfermagem da Rede Cuidar, Cícera Rocha dos Santos, afirmou que gratidão é a palavra que define a parceria. “Ficamos muito felizes com a participação da equipe do Hemocentro em todas as cidades por onde a caravana passou”, declarou.