Notícias

Hemocentro convoca doadores de sangue para aumentar estoque e poder abastecer hospitais

publicado: 07/07/2022 15h59, última modificação: 07/07/2022 15h59

O Hemocentro da Paraíba está fazendo um apelo para que mais pessoas de qualquer tipo de sangue façam doação, tendo em vista que o estoque está em situação crítica. Sem estoque mínimo, o Hemocentro encontra dificuldades para abastecer hospitais e unidades de saúde no Estado, podendo acarretar o adiamento de cirurgias. 

Em João Pessoa, enquanto a média de doações neste mês de julho tem sido de 110 doações/dia, a necessidade é de aproximadamente 200 doações por dia. Por isso, a diretora-geral do Hemocentro, Shirlene Dantas Gadelha, faz um apelo para que as pessoas compareçam para fazer doação de sangue. “O sangue não tem substituto; se não temos doadores voluntários, não teremos sangue para suprir a demanda de hospitais que precisam realizar transfusão”, observou.

Para serem doadores de sangue, os interessados precisam ter entre 16 e 69 anos, devendo pesar mais de 50 quilos e possuir hábitos de vida saudáveis. Quem tem menos de 18 anos deve estar acompanhado do responsável legal e a primeira doação deve ser no máximo até os 60 anos. Também é fundamental estar alimentado, de posse de um documento oficial com foto e a carteira de vacinação contra a covid-19.