Notícias

Grupo de teatro da Funad se apresenta no Lima Penante

publicado: 18/11/2024 11h00, última modificação: 18/11/2024 11h00

O grupo de Teatro da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), formado por usuários do Núcleo de Vivência e Artes e coordenado pelo professor Joelton Barros, apresenta, nesta segunda-feira (18), às 14h, no Teatro Lima Penante, em João Pessoa, o espetáculo "Não me Kahlo". A peça vai ser encenada durante o 31º Festival de Teatro, Dança, Circo e Música do Estudante.

O elenco é formado por dez usuários da Fundação e surge a partir do desejo de um grupo de alunos/usuários, de querer falar sobre suas experiências enquanto pessoas com deficiência. O enredo se baseia na história da artista plástica mexicana Frida Kahlo, que também era pessoa com deficiência, correlacionando fatos entre a vida dela e a dos próprios atores, com questões que envolvem a pessoa com deficiência e a relação com a sociedade.

O festival tem como objetivo promover as produções artísticas realizadas por estudantes do ensino fundamental e médio, das escolas públicas e privadas da Paraíba.

Segundo o professor Joelton Barros, essa é uma grande oportunidade para que os usuários da Funad possam mostrar sua arte e capacidade criativa além dos muros da Instituição. “Com essa participação, nós provamos que a inclusão através da arte é possível e que o capacitismo deve ser combatido. A reabilitação, através do teatro, está validando o nosso propósito. O grupo vai se apresentar num palco profissional, por onde passaram grandes espetáculos e artistas renomados, portanto, espero que essa apresentação seja o início de uma jornada de inclusão e reconhecimento ao trabalho desse grupo tão competente e talentoso”, destacou o professor.