Grupo de dança regional é atração da Feira dos Aromas na Fundação Casa de José Américo

publicado: 21/06/2024 08h45, última modificação: 21/06/2024 08h45
matéria-20-06-2024-feira-aromas-grupo-dança-Foto Divulgação.jpeg

O grupo de dança Dinâmica Cultural, de João Pessoa, é a atração de mais uma edição da Feira de Aromas, da Fundação Casa de José Américo (FCJA), que acontece na manhã desta sexta-feira (21). O grupo é formado só por mulheres e apresenta danças cigana, country e regionais, como o xaxado e a ciranda, além do seu carro-chefe: a dança da peneira.

“Vamos animar a Feira dos Aromas aproveitando este período de festas juninas”, avisa Albanisa Silva, coordenadora do grupo Dinâmica Cultural, formado por 25 mulheres e criado em 2009. “Com a exceção de uma, todas têm acima dos 60 anos. E a mais idosa tem 94 anos”, informa Albanisa.

A Feira dos Aromas é realizada semanalmente e a atividade ocorre sempre às sextas-feiras, das 8h às 14h, colocando à disposição do público (visitantes locais e turistas) uma variedade de atrações e serviços. A FCJA está localizada à Avenida Cabo Branco, 3336, na orla da capital paraibana. “E esta sexta-feira promete ser bastante animada”, prevê a coordenadora do grupo de dança.

Atualmente, o grupo de senhoras ensaia no saguão do Edifício Santa Rita, no Centro de João Pessoa. “Nestes 15 anos de existência do nosso grupo, já ensaiamos em vários lugares, como na sede da Associação Sete de Setembro, no Bairro do Roger; no Casarão 34, no Centro; no Clube das Voluntárias, em Jaguaribe; e até mesmo nas casas de algumas alunas. Somos bastante itinerantes”.

O Dinâmica Cultural se apresenta em vários espaços: em eventos, escolas, instituições públicas, empresas, em praças e até em feiras. “Nesta semana, fizemos uma apresentação no Mercado Central, em João Pessoa”, aponta Albanisa, lembrando que o grupo é convidado até mesmo para se apresentar fora do estado, como aconteceu em 2011, em algumas cidades do interior do Rio Grande do Sul. No período de 12 a 16 de novembro, o grupo Dinâmica Cultural estará na cidade de Serra Talhada, em Pernambuco, onde participa de um evento que envolve grupos regionais.

Na sexta-feira da semana que vem, dia 28, já está programada para se apresentar na Feira dos Aromas um grupo de quadrilha junina de João Pessoa. Tanto essa atração do dia 28 quanto a desta sexta-feira (21) é uma iniciativa do locutor Lindemberg da Silva, que desde o mês de maio voltou a ser o apresentador da feira da FCJA. Por meio de sua voz, turistas e moradores do Bairro do Cabo Branco são “convocados” para descobrir os encantos do lugar. Natural de João Pessoa, Lindemberg é gerente de articulação na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh).

Na Feira dos Aromas, o consumidor encontra produtos orgânicos, vindos diretamente da roça e com preços acessíveis. Com seus sabores, cheiros e sons, a feira dispõe de frutas, tubérculos, ovos, verduras, livros, artesanato, música, gastronomia regional e plantas ornamentais.

Ao frequentar o evento semanal, o visitante também tem a oportunidade de conferir detalhes da vida e obra do patrono da FCJA, no Museu Casa de José Américo, onde o escritor e político paraibano viveu expressiva parte de sua vida. O espaço abriga mobiliário original da época, obras de arte, objetos de uso pessoal, comendas, biblioteca e arquivo fotográfico.

Outro atrativo do local é o Mausoléu, cujo monumento guarda os restos mortais de José Américo e de sua esposa, dona Alice. Instalado no pomar da FCJA, o monumento se destaca pela base triangular e um obelisco com escultura em bronze, além de um espelho d’água.