Governo reúne novos coordenadores dos 26 Creas Regionais

Reuniao CREAS Regionais Foto - Alberto Machado (3).JPG
Reuniao CREAS Regionais Foto - Alberto Machado (6).JPG
Reuniao CREAS Regionais Foto - Alberto Machado (8).JPG

Os coordenadores dos 26 Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), pólos regionais em funcionamento no Estado da Paraíba, participaram nessa quarta-feira (11), na Casa dos Conselhos, em João Pessoa, de reunião para alinhamento e orientações para melhor execução dos serviços prestados em seus territórios.

Os Creas Regionais mantidos pelo Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), recentemente passaram por mudança em seu quadro de profissionais devido Processo Seletivo Simplificado realizado no final do ano de 2019.

A gerente executiva da Proteção Social Especial, Madalena Dias, destaca que os Processos Seletivos têm o objetivo de selecionar os melhores profissionais. “Queremos que os Creas Regionais tenham sempre os profissionais mais qualificados para que as famílias que atendemos, que estão em situação de risco social e pessoal, tenham o melhor atendimento possível. Nós temos aqui profissionais excelentes que fazem parte da equipe dos Creas. Com o recurso humano alinhado vamos partir para aprimorar o serviço”, completou.

Para garantir a continuidade dos trabalhos e a qualidade dos serviços ofertados pelo equipamento, a Coordenação Estadual dos Creas abordou temas referentes a questões administrativas como: financeiro, normas técnicas, frequência de profissionais, prazo de relatórios de gestão e de monitoramento. Assim como temas referentes à política de assistência como os serviços ligados a Alta Complexidade e a Gerência Sinase.

Carlos Augusto da Silva, coordenador do Creas Regional- pólo São José de Piranhas, no sertão da Paraíba, afirma que “a base de um bom trabalho é a transparência. Quando nos reunimos trocamos conhecimento, aprendemos e também contribuímos. Isso tudo com o objetivo de alinhar o nosso serviço que é referência para os demais estados. Estamos aqui para fazer a diferença”, enfatizou.

Para o primeiro semestre de 2020 a gerência planeja a execução de alguns projetos interventivos nos territórios de atuação dos pólos. Em março, destaca-se o projeto de enfrentamento à violência contra mulher; em maio, o de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes; e em junho e julho, temas como Trabalho Infantil e Estatuto da Criança e do Adolescente serão o foco. “É bom destacar que os profissionais dos Creas trabalham cotidianamente no território e a depender do município vinculado ao polo será necessário fazer o fortalecimento de outros temas ou demandas”, finaliza a gerente Madalena Dias.