Governo realiza seminários de atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos

publicado: 11/02/2020 17h10, última modificação: 11/02/2020 17h11
plano estadual de recursos hidricos do estado (2).jpg
plano estadual de recursos hidricos do estado (1).jpg
plano estadual de recursos hidricos do estado (3).jpg
plano estadual de recursos hidricos do estado (5).jpg
plano estadual de recursos hidricos do estado (6).jpg

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma) e Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), está realizando o Seminário de Atualização do Plano de Recursos Hídricos do Estado. A ação é fruto de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e ocorre em três etapas em todas as regiões do Estado, com representantes de órgãos e entidades ligadas aos recursos hídricos, ao meio ambiente, autoridades e técnicos do Estado e dos municípios.

O seminário foi realizado nesta terça-feira (11), na cidade de Pedras de Fogo. Nesta quarta-feira (12) será na cidade de Mamanguape e na quinta-feira (13),  no auditório da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), em Jaguaribe, na Capital, quando será o encerramento da primeira etapa. Os encontros tiveram início no dia 28 de janeiro de 2020, na cidade de Itaporanga e já ocorreram também em Sousa, Santa Luzia, Taperoá, Monteiro, Boqueirão e Areia.

Os seminários objetivam discutir questões relativas aos recursos hídricos do Estado, para diagnóstico visando elaboração de cenários para os próximos cinco, 10 e 20 anos. O diretor de Acompanhamento e Controle da Aesa, Beranger Arnaldo de Araújo, falou da importância da participação da sociedade para atualização do Plano de Recursos Hídricos (PRH/PB). Ele comentou que a gestão compartilhada nesta ação tem contado com representantes de vários segmentos, tais como técnicos, professores, alunos, secretários municipais, representantes de entidades não governamentais e de membros dos comitês de bacias hidrográficas.

“Realizadas as três etapas até o final de 2020 e compiladas as informações sobre o cenário será elaborado um documento a ser lançado e adotado no Estado para nortear as ações na área de Recursos Hídricos. Esperamos fazer um plano realista, participativo e dialógico com a sociedade”, ressaltou Beranger Araújo.

O professor Cristiano Almeida, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que está trabalhando na atualização do PRH/PB considerou de grande importância a participação popular nesse processo. “Está ocorrendo participação massiva da sociedade, o que é essencial para a validação do Plano, tanto no tocante a sugestões, contribuições e dúvidas sobre o documento’, avaliou.