Notícias

Governo realiza seleção de projetos sobre prevenção das IST/HIV/AIDS/HV

publicado: 22/07/2019 17h08, última modificação: 22/07/2019 17h22

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, lançou edital para financiamento de projetos comunitários de intervenção na área de prevenção à ocorrência de IST/HIV/Aids/Hepatites Virais. O edital, publicado no sábado (20) no Diário Oficial, contempla as Organizações Não-Governamentais e outras Organizações da Sociedade Civil sem fins lucrativos, localizadas no Estado da Paraíba.

De acordo com a gerente operacional de HIV/AIDS da SES, Ivoneide Lucena, a ação visa o controle de HIV/Aids/HV e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) na Paraíba, além da promoção dos Direitos Humanos das pessoas que vivem com essas doenças. O objetivo é selecionar projetos que atuem na prevenção das IST/HIV/Aids/HV, na assistência às pessoas que vivem e/ou convivem com HIV/Aids/HV e no Desenvolvimento Institucional das ONG/Aids, buscando a melhoria das condições de vida desse público.

O edital contempla as áreas de atuação em Prevenção, Assistência e Desenvolvimento Institucional, divididas entre as seguintes linhas temáticas: Promoção de Práticas Sexuais Seguras; Comunicação em Saúde; Promoção dos Direitos Humanos; Advocacy e Controle Social; Atenção às Pessoas Vivendo e/ou convivendo com HIV/Aids/HV/Tuberculose; Fortalecimento das ONGs para atuação em redes objetivando a ampliação da prevenção as IST/HIV/Aids/HV e assistência às pessoas vivendo com HIV/Aids.

“O Governo do Estado, através da SES, tem o compromisso de oportunizar a seleção de projetos desenvolvidos por ONGs para atuarem com populações vulneráveis. Essas organizações podem inscrever projetos para receber recursos para dialogar sobre prevenção, formas de cuidado e autocuidado com públicos específicos como profissionais do sexo, usuários de drogas, pessoas vivendo com HIV ou em situação de rua, travestis, etc”, observa.

Propostas poderão ser entregues até as 16h30 do dia 15 de agosto, na sede da SES. O resultado sairá no dia 30 do mesmo mês. Os projetos aprovados serão financiados com recursos no valor global estimado de R$154 mil. Ao todo, serão selecionados sete projetos. Cada instituição pode apresentar e ter a aprovação de um único projeto.

Sobre a importância do edital, Ivoneide afirma que ações como as realizadas por casas de apoio de Campina Grande e João Pessoa fortalecem a adesão ao tratamento das ISTs, principalmente para as pessoas que saem do interior do estado para serem tratadas nos grandes centros. “Nós temos a consciência de que publicar um edital, fazer o repasse de recurso e oportunizar que as casas de apoio venham a acolher diariamente pessoas do interior do estado, potencializa nossos resultados e um deles a redução do óbito na Paraíba por Aids”, conclui.

EDITAL  |  ANEXO I  |  ANEXO II

 

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents