Notícias

Governo realiza segunda oficina para elaborar o Plano de Igualdade Racial

publicado: 04/06/2019 17h47, última modificação: 04/06/2019 17h47

O ciclo de oficinas preparatórias para a elaboração do Plano Estadual de Igualdade Racial da Paraíba continua nesta quarta-feira (5), das 8h às 16h30, no auditório da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag), em Jaguaribe. A proposta deste segundo encontro é discutir duas oficinas temáticas sobre Racismo institucional e garantia de direitos e Promoção e visibilidade sobre racismo institucional. A proposta é realizar seis oficinas até o final de agosto de 2019. 

A oficina é realizada pela organização Cunhã - Coletivo Feminista, e faz parte das ações do projeto "Consolidando Instrumentos de Fortalecimento da Democracia Participativa e da Gestão Pública", executado por meio de um Acordo de Subvenção entre a ONG, a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir)  e o Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O monitoramento do projeto na Paraíba é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher da Diversidade Humana (Semdh).  

A elaboração do plano consolida um instrumento estratégico para a implementação das políticas de igualdade racial, demanda esta aprovada em conferências estaduais, por segmentos étnicos raciais do Estado. Participam deste processo representantes de secretarias do Governo e de organizações da sociedade civil de diversos segmentos, a exemplo de populações quilombolas, indígenas e ciganas e representações de religiões de matriz africana. 

“Estamos garantindo a diversidade na participação e estão confirmados representantes do  movimento social negro, quilombola, cigano, indígenas e de religião de matriz africana. A elaboração coletiva é muito importante e vai garantir a participação de diversos setores na discussão e na apresentação das demandas, permitindo um maior direcionamento das ações”, afirma  a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares.