Governo realiza oficina sobre planos de atendimento socioeducativo

publicado: 24/04/2019 10h31, última modificação: 29/04/2019 12h22
Oficina Sinase  (1).jpeg

- Foto: Secom-PB

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), por meio da Gerência Operacional do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) realizou, nessa terça-feira (23), a Oficina de Orientações Técnicas para elaboração e implementação do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo.

A oficina aconteceu na cidade de Tavares e reuniu gestores municipais, técnicos dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), representantes do Sistema de Garantias de Direitos e do Sistema de Justiça das cidades que compõem a 11ª região orçamentária.

O objetivo da capacitação foi prestar apoio técnico e assessorar os municípios na perspectiva de aprimorar os conhecimentos acerca da temática, mobilizando os atores do sistema de garantia de direitos para o fortalecimento do trabalho em rede incentivando a construção dos planos municipais SINASE em todo o território paraibano, conforme estabelecido nas leis 8.069/1990 e 12.594/2012.

A Gerente Operacional do Sinase, Luciana Maria Brito Gomes, afirma que a “Gerência Sinase está em constante contato com os municípios, cumprindo a sua competência de garantir o apoio técnico na elaboração do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo em meio aberto e o monitoramento da execução das ações estabelecidas pelos municípios”.

Segundo Ayla Siqueira Barbosa, advogada no Creas Regional Polo Manaíra, a oficina “é extremamente importante, onde reunimos a rede para discutir e ampliar os conhecimentos para assim podermos colocar em prática o que hoje vemos aqui na teoria”.

Já a assistente social do Creas Regional Polo Tavares, Lucia Nataly Paulino, destaca que “esses momentos são importantes pelos instantes de partilhas, e também por possibilitar o aprimoramento das nossas intervenções profissionais no acompanhamento das medidas socioeducativas”.

O planejamento anual das oficinas técnicas foi retomado no mês de fevereiro com os municípios que compõem a 2ª e 4ª região orçamentária. No mês de abril, a oficina já foi realizada com os municípios da 8ª região, em São Bento. Estão previstas para o mês de maio as oficinas com a 10ª e 13ª região. O calendário será encerrado em junho na cidade de Itaporanga, com os municípios da 7ª região, atendendo assim todos os 223 municípios paraibanos.