Notícias

Governo realiza formatura das residências médicas e multiprofissional

publicado: 29/02/2020 16h24, última modificação: 29/02/2020 16h24
1 | 7
2 | 7
3 | 7
4 | 7
5 | 7
6 | 7
7 | 7
IMG_1929.jpg
IMG_1927.jpg
IMG_1928.jpg
IMG_1930.jpg
IMG_1932.jpg
IMG_1933.jpg
IMG_1934.jpg

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB), realizou, na noite dessa sexta-feira (28), junto com as Comissões de Residências Médica (Coreme) e Multiprofissional (Coremu), a formatura dos residentes dos programas de residências médicas e multiprofissional. Na ocasião, também promoveu a solenidade de boas-vindas aos alunos que irão ingressar no ano letivo de 2020. O evento aconteceu no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), na Av. Pedro II, na capital. 

Ao todo, 29 alunos concluíram o programa, sendo 16 da residência médica (anestesiologia, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, ortopedia e traumatologia, pediatria) e 13 da residência multiprofissional em saúde da criança. Para a diretora geral do Cefor, Vanessa Cintra, esse é um momento muito válido, pois essas pessoas estão se formando no seio do SUS e para atuar também no SUS. “Esses alunos concluintes irão contribuir para melhorar a assistência em saúde da população paraibana. Esperamos que o SUS seja uma bandeira defendida nos espaços de atuação deles. Registro aqui o agradecimento ao Governo da Paraíba que tem em seu plano de trabalho e gestão o fortalecimento aos Programas de Residência em Saúde”, destacou. 

O diretor de ensino e pesquisa do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, Mário Toscano, pontuou que essa formação é voltada para as necessidades da população da Paraíba, dentro dos pilares conceituais do Sistema Único de Saúde. “Tenho certeza absoluta que o Estado ganha muito por termos profissionais de saúde formados dentro desse conceito da saúde pública”, comentou.

Já o presidente do CRM, Roberto Magliano, reforçou que a criação de programa de fomento em Residências em Saúde é um caminho a ser trilhado, pois essa é uma ferramenta importante para se ter uma boa assistência nos 223 municípios da Paraíba. “O CRM reconhece o esforço da SES para fomento e criação de novos programas. Hoje é dia de celebração e quero afirmar que são os senhores residentes que agora estão chegando e os que estão saindo que ajudarão a construir a expertise médica futura da Paraíba”, afirma. 

Concluinte da residência médica em cirurgia geral, Juarez Silvestre vivencia o SUS desde sua graduação e foi isso que o motivou para continuar sua formação no programa do Cefor. “Estou muito feliz em finalizar mais uma etapa. Essa capacitação é muito importante, pois a partir dela mais profissionais poderão trabalhar para fortalecer a saúde no Estado. Todos ganham”, disse. 

Para a concluinte da residência multiprofissional em saúde da criança, Raissa Mendonça, a residência é importante para gerar o ele entre ensino e serviço. “Trabalhamos a teoria e a prática no dia a dia dentro dos hospitais da Rede Estadual. Passamos a conhecer mais a população que procura o SUS no estado. O que mais destaco no programa é a parte prática e a oportunidade de conhecer diversas áreas e campo de atuação. Hoje me considero uma profissional completa”, enfatizou. 

Ainda na ocasião, ao final da solenidade houve o lançamento do livro “Residências Médicas do Estado da Paraíba: Integrando teorias e prática”. A obra é dividida em duas partes. A primeira fala sobre a importância do programa e traça um panorama das residências médicas no Estado. A segunda parte traz artigos específicos de cada área, muitos escritos por residentes. Esta é a primeira produção realizada na Paraíba.