Governo realiza Encontros Fomenta San para fortalecer a Segurança Alimentar no Estado

publicado: 21/05/2018 00h00, última modificação: 17/05/2019 15h12
SEDH-encontro-do-fomenta-SAN-3.jpg

“Fomenta San: Caminhos para o Direito Humano à Alimentação Adequada na Paraíba” é o tema dos encontros que estão sendo promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, em todas as regionais do Estado até junho de 2018. O V Encontro Fomenta San está agendado para esta quarta-feira (23), na cidade de Sousa.

Os encontros integram a segunda etapa do Projeto de Consolidação e Gestão do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), ligado à Sedh, e têm como objetivo estimular o diálogo entre representantes governamentais e sociedade civil, para incentivar a participação e controle social, ampliar o número de adesões ao Sisan e orientar as gestões locais para realização das Conferências e Planos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional.

Cíntia Castro de Paula, técnica do Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, que esteve na Paraíba para assessorar o projeto e participar do encontro ocorrido em João Pessoa, avaliou o trabalho da equipe técnica: “A execução do projeto prevê a realização de seminários e oficinas que promovam a sensibilização e mobilização dos agentes envolvidos na Segurança Alimentar. Nesse sentido, o projeto está sendo muito bem realizado e pode servir de referência para outros estados que igualmente o executam.”

Quatro encontros já foram realizados, nas cidades de Campina Grande, Guarabira, Cajazeiras e João Pessoa, reunindo integrantes do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea) Paraíba e 165 representantes de 62municípios.

Com incentivo ao debate e participação da sociedade civil, o Projeto de Consolidação e Gestão do Sisan avança reforçando a importância do controle social e da construção coletiva.