Governo realiza capacitação sobre controle social para conselhos municipais do Sertão da Paraíba

publicado: 13/04/2023 17h35, última modificação: 13/04/2023 17h35

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), realizou esta semana a capacitação de representantes dos conselhos municipais de 40 cidades da região do Sertão paraibano sobre “Controle Social: a importância dos conselhos para o fortalecimento das políticas públicas”.

O curso “Controle Social: a importância dos conselhos para o fortalecimento das políticas públicas” foi realizado neste mês de abril no formato descentralizado em dois polos: João Pessoa e Patos. Participaram dos dois módulos, cerca de 180 conselheiros e conselheiras do Sistema Único de Assistência Social (Suas), de aproximadamente 80 municípios.

Para a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, realizar módulos do CapacitaPB+Suas com a temática do controle social no Sertão do estado, sobretudo em um ano de conferências, é possibilitar o fortalecimento dos conselhos municipais já constituídos naquela região e contribuir para que novos conselhos possam ser estruturados. “Além disso, avançamos ao garantir que a política de assistência social do nosso estado terá o olhar e a força também da população sertaneja. É a assistência e o desenvolvimento sendo aprimorado por quem de fato precisa e não espera”, enfatizou.

Na avaliação da representante do Conselho de Pessoa com Deficiência, Fátima Batista, o CapacitaPB+Suas tem grande importância. “Nos capacita para que possamos fazer um trabalho mais organizado e eficiente, que atenda os objetivos do controle social. Contribui muito para ampliar os meus conhecimentos, ajudando a ter mais liberdade de expressão e firmeza no meu trabalho como presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência”, observou.

Já a representante do Conselho Idoso do município de Nazarezinho, Leci Silva, destacou o conhecimento adquirido e compartilhado através das experiências exitosas de outros municípios. “A cada participação nossa, recebemos novos conhecimentos que vão subsidiar e nos ajudar, através das normativas, legislação e experiências compartilhadas, nas decisões que beneficiem nossa população”, comentou.

Por fim, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) do município de Mãe D’Água, Jessica Vieira, parabenizou a Sedh, por fazer essa capacitação de forma regionalizada: “Facilitou o acesso de todos os municípios a participarem desse momento tão enriquecedor para nós conselheiros de direitos e profissionais da política de assistência social.”

CapacitaPB+Suas - contempla ações de capacitação e formação no âmbito da Política Nacional de Educação Permanente do Suas, com o objetivo de aprimorar a prática profissional dos trabalhadores, gestores e operadores do controle social.