Notícias
Governo realiza capacitação para trabalhadores e gestores do Suas na Paraíba
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), está realizando nesta semana o primeiro de cinco módulos do CapacitaPB + Suas. O curso, que conta com cerca de 600 participantes, é destinado aos trabalhadores, gestores e conselheiros do Sistema Único de Assistência Social (Suas), como forma de promover o acesso permanente à informação, e, consequentemente, um aprimoramento na execução de serviços, programas e benefícios em âmbito municipal.
A diretora do Sistema Único da Assistência Social da Sedh, Jaciana Magalhães, explicou que o CapacitaPB + Suas representa a continuidade de uma política de educação permanente no Estado da Paraíba, iniciada em 2012 por meio do CapacitaSuas. “É o compromisso da gestão estadual através da Sedh em promover uma educação para seus trabalhadores, gestores e conselheiros com vistas ao aprimoramento da gestão desse sistema, e a melhoria no atendimento às famílias beneficiadas em todo Estado", ressaltou.
Cláudia Leitão, da cidade de Cacimba de Dentro, afirmou que participar do CapacitaPB é um ganho para os trabalhadores do Suas. "Possibilita o aprimoramento do nosso trabalho junto à gestão e aos trabalhadores. É imprescindível para a gestão do trabalho nos municípios que o Governo continue ofertando essas capacitações. Desde já parabenizo o Governo do Estado por essa iniciativa de aplicar recursos próprios na capacitação dos trabalhadores do Suas, algo que é de extrema importância", declarou.
O primeiro módulo do curso teve início na segunda-feira, (4), com duração de 20 horas, e tem como tema: “Aprimoramento da Gestão do Suas – Vigilância Socioassistencial, Gestão do Trabalho e Gestão Orçamentária e Financeira”. Foram ofertadas duas vagas para cada um dos 223 municípios.
Os demais módulos do CapacitaPB + Suas, previstos para serem ministrados ainda este ano, tratarão da Proteção Social Básica; Proteção Social Especial; Gestão do Cadastro Único e Bolsa Família, e por último destinado aos orientadores sociais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).