Notícias

Governo realiza abertura oficial dos Jogos Socioeducativos Recomeçar

publicado: 01/11/2018 00h00, última modificação: 15/05/2019 17h36
1 | 3
2 | 3
3 | 3
sejel-aberto-os-jogos-socieducativos-3.jpg
sejel-aberto-os-jogos-socieducativos-2.jpg
sejel-aberto-os-jogos-socieducativos-1.jpg

Cerca de 160 jovens e adolescentes do Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE), com idades entre 14 e 17 anos, irão participar dos ‘I Jogos Socioeducativos: Recomeçar’ entre os dias 5 e 8 deste mês. A abertura oficial foi realizada na manhã desta sexta-feira (1), na unidade socioeducativa, em Mangabeira.

Os atletas vão participar das modalidades em futsal, futebol de campo além de atletismo, dominó, cabo da paz e jogos de dama como parte da culminância da eletiva ‘Chute Livre’. As equipes serão formadas por cada bloco e alas da Unidade Socioeducativa. A fase classificatória aconteceu no último dia 25, durante os jogos da Primavera apenas para as modalidades de futsal e futebol de campo.

A solenidade de abertura dos jogos contou com o desfile dos participantes e constou ainda do acendimento da tocha, além do juramento do atleta. Houve também uma apresentação do quinteto de metais da gerência de bandas da Paraíba.

O presidente da Fundac, Noaldo Meireles, destacou os avanços sociais da gestão do governador Ricardo Coutinho para o desenvolvimento do Estado e lembrou dos reflexos positivos na socioeducação. Na ocasião, ele também elogiou o secretário executivo de Esporte e Lazer, José Marco, ressaltando sua trajetória de medalhista olímpico e lembrando suas vitórias pelo circuito Banco do Brasil, vôlei de praia, como exemplo a seguir.

“Os participantes terão a oportunidade de vivenciar alguns dias diferenciados através da prática esportiva. O esporte, além de fazer bem à saúde, é uma maneira também de interação e descontração”, disse José Marco, acrescentando que  “o Governo do Estado, desde 2011, tem se preocupado em desenvolver projetos para que o esporte penetre nos mais diversos segmentos e agora, chegou a vez dos socioeducandos”.

Segundo o coordenador do eixo Esporte, Cultura e Lazer, da Fundac, Nilton Santos, o projeto objetiva proporcionar a contextualização dos educandos ao convívio social, por meio do esporte, para que possam agir com atitudes reflexivas e responsáveis e tornarem-se cidadãos ativos e corresponsáveis de suas ações.

A iniciativa também visa incentivar o esporte e os jogos recreativos como ferramenta de inclusão no âmbito escolar, promover o desenvolvimento motor, a socialização e cooperação bem como educar através do esporte, respeitar a individualidade e estimular o trabalho em grupo.

A abertura dos ‘I Jogos Socioeducativos-Recomeçar’ foi prestigiada e contou também com as presenças de Patrícia Oliveira (representando a secretária Gilvaneide Nunes, da Sedh), Helen Cris (representante do secretário de Educação, Aléssio Trindade) e a comissão da Escola Cidadã Integral, na pessoa de Gabriel Gomes. A equipe organizadora composta por José Hugo (Sejel), Mineiro (Sejel), Nilton Santos (Fundac), Adeilson Morais ((mestre cabedelo), Elson Vicente (CSE) e Rinaldo Silva (professor do CSE) também esteve presente na abertura dos jogos.

A ação é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano, Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer e Fundac. A principal meta é estimular, , a promoção do desenvolvimento motor, acompanhamento da evolução física dos alunos, visualização e aplicação nas aulas práticas de educação física, bem como atividades cooperativas que promovem e estimulam a solidariedade.

Cronograma dos jogos:

5/11 – Início dos jogos- futebol de campo/corrida de 100m

6/11- Futsal

7/11- Futsal/final-/Jogos de Dama

8/11- Cabo da Paz/Encerramento dos jogos e premiações