Notícias

Governo promove semana de mobilização do Censo da Pessoa com Deficiência

publicado: 03/12/2021 15h54, última modificação: 03/12/2021 15h54
1 | 9
2 | 9
3 | 9
4 | 9
5 | 9
6 | 9
7 | 9
8 | 9
9 | 9
WhatsApp Image 2021-12-03 at 09.11.33.jpeg
WhatsApp Image 2021-12-03 at 09.21.36.jpeg
WhatsApp Image 2021-12-03 at 09.11.32.jpeg
02-12-21 Censo Estadual de Pessoas com Deficiencia (7).JPG
02-12-21 Censo Estadual de Pessoas com Deficiencia (6).JPG
02-12-21 Censo Estadual de Pessoas com Deficiencia (4).JPG
02-12-21 Censo Estadual de Pessoas com Deficiencia (2).JPG
02-12-21 Censo Estadual de Pessoas com Deficiencia (3).JPG
02-12-21 Censo Estadual de Pessoas com Deficiencia (1).JPG

O Governo do Estado já realizou mais de 14 mil cadastros, no Censo Estadual da Pessoa com Deficiência. Durante esta semana, a ação, realizada por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) e da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), reforçou o trabalho de mobilização junto aos municípios. As equipes têm buscado a parceria das prefeituras visando atingir o maior número de pessoas com deficiência.

O Cadastro Estadual da Pessoa com Deficiência (Censo PcD) tem a finalidade de coletar e atualizar informações para subsidiar a implantação de políticas públicas nas diversas esferas do governo voltadas para esse segmento da população. O censo é destinado a pessoas com deficiências auditiva, física, visual, intelectual e com transtorno do espectro autista.

A mobilização foi intensificada nos últimos dias por ocasião da Semana de Mobilização, e cadastrou 4.035 pessoas, quando as equipes visitaram os municípios de Alcantil, São José dos Ramos e Juazeirinho. Nessa quinta-feira (2), Dia D de Cadastramento, foi a vez da cidade de Dona Inês, onde foram realizados 121 cadastros.     

Na cidade de Dona Inês, além do Censo, foi proferida a palestra: “A Política da Pessoa com Deficiência no âmbito da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano”, a cargo da técnica de referência da Pessoa com Deficiência da Sedh, Emília Oliveira, e teve como público-alvo os profissionais que atuam na Política de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, cuidadores/responsáveis, contando também com a participação de pessoas com deficiência.   

Para a técnica, o trabalho do Censo tem uma boa adesão por parte dos municípios. “Dos 223 municípios, 212 estão realizando o Censo PcD tendo em vista que estão compreendendo que é uma resposta para eles mesmos, porque nem o próprio município muitas vezes possui dados. Considero a ação muito produtiva, e ainda, como um estreitamento do relacionamento Estado x Município, e com essa parceria fortalecemos os programas e ações já existentes, e de trazer para o município melhoria para o segmento da pessoa com deficiência”, declarou.   

“Estamos realizando a semana ‘D’ de Cadastramento do Censo da Pessoa com Deficiência, mas o Censo não tem data para acabar, ele ficará aberto. O que queremos é que o mais breve possível as pessoas com deficiência respondam esse censo para que possamos fazer a coleta de dados e já nos primeiros seis meses de 2022 utilizarmos os dados a fim de reforçar nossas políticas públicas para as pessoas com deficiência da Paraíba”, finalizou Emília Oliveira.  

Para realização do cadastro, é necessário acessar a página: paraiba.pb.gov.br/censo-pessoa-com-deficiencia-pb , e preencher o questionário que contém informações sobre dados pessoais, acessibilidade e condições de vida, devendo ser respondido apenas uma vez. Em caso de crianças, os pais ou responsáveis devem responder por elas. Já quem tiver dificuldades para acessar o conteúdo também poderá solicitar ajuda de outra pessoa para efetuar o cadastro.