Notícias
Governo promove oficinas sobre produção de ensilagem para criadores do Sertão
O Governo do Estado, por meio da Emater, empresa integrante da Gestão Unificada, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, realiza 40 oficinas sobre silagem em 16 municípios da região de Patos, com a participação de 800 agricultores familiares.
A atividade faz parte do contrato 108/14 Emater-PB/Ministério do Desenvolvimento Agrário. Entre as ações previstas, está o treinamento sobre ensilagem, o que vem sendo realizado nos municípios integrantes do escritório regional da Emater, em Patos.
No município de Mãe D’água, por exemplo, na quarta-feira, dia 13, foram atendidas 59 famílias da Comunidade Casa de Pedra, com três oficinas sobre ensilagem. Na quinta-feira, dia 14, foi a vez da Comunidade Vila Capoeira e, nesta sexta-feira, dia 15, aconteceu na Comunidade Porteiras.
Já no município de Areia, também aconteceu oficina sobre armazenamento e produção de forragem. Também aconteceu na Comunidade Urtigas, município de Santa Terezinha, com temáticas referentes ao Dia Mundial do Meio Ambiente e sobre ensilagem, constituindo-se num momento importante para retirar dúvidas dos agricultores, quanto a preservação ambiental.
Com o acompanhamento do coordenador regional da Emater em Patos, Francisco Acácio, na próxima semana as oficinas terão continuidade em outros municípios. As oficinas estão sendo dimensionadas para a produção de silagem para suprir as necessidades de alimentação dos rebanhos em período de estiagem.
Assim como acontece em Patos, outros escritórios da Emater em todo o Estado também realizam atividades visando estimular e orienta na produção de ração animal para utilização em período de longas estiagens, sem prejuízo para os rebanhos.
Existem várias plantas forrageiras, anuais e perenes que servem para a produção de silagem, entretanto o sorgo e o milho estão sendo bastante utilizados neste processo, por apresentar um bom rendimento de matéria verde, excelente qualidade de fermentação e manutenção do valor nutritivo da massa ensilada.