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Governo moderniza sistema de telecomunicações e beneficia usuários do 190 e 193

publicado: 07/11/2018 23h00, última modificação: 14/05/2019 18h57

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead)/ Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), está modernizando o sistema de telecomunicações, beneficiando principalmente usuários de serviços como o 190 (Polícia Militar) e 193 (Corpo de Bombeiros). A nova plataforma passar a utilizar tecnologia IP, substituindo o sistema analógico, existente há duas décadas.

A modernização do Sistema de Telecomunicações da Paraíba – Projeto Telecom teve início em 2017, com as primeiras plataformas instaladas em outubro deste ano. Algumas delas já estão em operação, como os serviços 190 e 193. Além de melhorar o atendimento à população, a nova tecnologia traz ainda condições para inclusão de outros serviços, como telemedicina e educação a distância, ampliando a interação entre o Estado e o cidadão paraibano.

Por conta da modernização do sistema de telecomunicações, uma das pastas que já estão se beneficiando é a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesds). A nova plataforma é totalmente integrada ao sistema de rádios adquirido pelo Governo do Estado ano passado, proporcionando mais agilidade no atendimento de quem precisa da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros, por exemplo.

O gerente de Tecnologia da Informação da Secretaria da Segurança Pública, Fabiano Vieira, ressaltou que a integração do novo sistema de telecomunicações reduzirá o tempo de resposta das polícias ao cidadão. “Numa emergência, o atendente tem condições de colocar o cidadão em contato com os policiais que estão na rua, proporcionando mais rapidez, algo fundamental para salvar vidas”, argumentou.

Outro benefício, ainda de acordo com Fabiano Vieira, é o gerenciamento do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop). “Com esse novo sistema, podemos saber em quais horários a demanda é maior, nos dando condições de distribuir nossos recursos humanos de forma mais eficiente, beneficiando toda a população”, explicou, acrescentando que, “além disso, temos uma série de recursos que não tínhamos no sistema antigo, como gravar ligações, detectar com mais eficiência trotes”.

Modernização – A diretora de Logística e Patrimônio da Codata, Jacqueline Gusmão, explicou que o novo sistema de telecomunicações do Governo do Estado trará melhor gestão, reduzindo custos dos serviços prestados. “Além disso, a população será beneficiada com mais eficiência, principalmente nos serviços tridígitos, como 190, 193 e 123. Eram centrais muito antigas, que agora foram renovadas”, comentou.

A tecnologia IP é mais confiável, segura e com melhor qualidade de voz, proporcionando o desenvolvimento de mais interação entre o Estado e a população, com diferentes formas de comunicação como voz, chat e vídeo.

Será possível, ainda, o gerenciamento das ligações realizadas pelos órgãos da administração direta e indireta. Por meio de softwares específicos, a Secretaria da Administração poderá definir políticas de recursos e monitorar o consumo de cada telefone, adotando contenções de despesas quando necessário.