Notícias

SES faz doação de máscaras para entidades que realizam trabalho social

publicado: 16/04/2021 10h07, última modificação: 16/04/2021 10h35

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está doando máscaras de proteção de algodão para instituições não governamentais que realizam trabalho social. Ao todo, são 17.200 peças, sendo 12.700 para adultos, e 4.500 para crianças, que serão distribuídas para oito entidades nas três Macrorregiões da Paraíba, no intuito de apoiar as ações de prevenção ao coronavírus. 

De acordo com a assistente de gabinete da SES, Ilara Nóbrega, desde o início da pandemia, a secretaria tem direcionado os produtos que recebeu de doações para instituições não governamentais que fazem um trabalho para a sociedade, além de abastecer os hospitais. Ela explica que, em 2020, esses repasses foram feitos como um apoio importante à prevenção do coronavírus e para que as doações não ficassem retidas apenas à Rede Hospitalar Estadual.

“A SES vem atendendo aos pedidos que chegam dessas instituições. Essas máscaras que temos são mais apropriadas ao uso da população por serem de tecido, reutilizáveis e em tripla camada. É importante frisar que não temos critério de escolha das instituições. Todas as entidades que entram em contato com a SES para solicitar a apoio são atendidas de acordo com a disponibilidade da secretaria”, pontua.

As instituições contempladas foram: União Espírita Irmãos da Caridade; Associação dos Amigos do Bem de Santa Luzia Casa de Lázaro; Centro Espírita Bezerra de Menezes; Hospital Padre Zé; APAE Campina Grande; Associação das Prostitutas da Paraíba; Associação de Pessoas,  Travestis e Transexuais do Estado da Paraíba.

O presidente do Hospital Padre Zé, Padre Egídio de Carvalho Neto, considerou a ação da SES grandiosa, pois com as máscaras, a instituição irá atender à população de rua. “Por meio do Hospital Padre Zé, nós fornecemos mais de 3 mil refeições diárias para a população que vive nas ruas de João Pessoa e, a partir do dia 19 de abril, faremos em Campina Grande também. Essa é uma parceria do hospital com o Governo do Estado da Paraíba. Vamos distribuir as máscaras com essa população para dar a oportunidade dessas pessoas que vivem na rua e estão vulneráveis de se protegerem e protegerem os outros”, afirma.

Ilara Nóbrega reforça que o Paraíba Solidária segue recebendo doações. “Percebemos que, neste momento, um número maior de pessoas está precisando de um apoio solidário. Existe um site para fazer doações, tanto para a nossa Rede Estadual quanto para outros locais e nós direcionamos”, completa. O link do site é o https://paraibasolidaria.pb.gov.br/.