Governo do Estado realiza testagem para Covid-19 em moradores do Cidade Madura em Campina Grande

publicado: 10/06/2020 10h32, última modificação: 10/06/2020 10h32
IMG_20200609_090300121.jpg
IMG_20200609_090846532_MP.jpg

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), realizou, na manhã desta terça-feira (9), a testagem para diagnóstico da Covid-19 em moradores e funcionários do Condomínio Cidade Madura, localizado no bairro do Ligeiro, em Campina Grande, município que sedia a 3ª Gerência Regional de Saúde (GRS). Dos 40 testes rápidos realizados nos idosos, um deu resultado positivo, mas ele estava assintomático. Entre os 14 funcionários testados, um deles também apresentou o resultado positivo, com relato de sintomas leves há aproximadamente um mês.

A testagem rápida vem sendo realizada, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, em asilos e abrigos de moradia permanente de idosos, por eles fazerem parte do grupo de risco e poderem estar contaminados, mas assintomáticos, informou a gerente da 3ª Regional de Saúde, Joelma Greicy Lira, que acompanhou a realização dos testes, juntamente com profissionais da SES e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano.

Na semana passada, outros dois locais que funcionam em municípios da área da 3ª GRS e que abrigam idosos receberam as visitas de profissionais de saúde. Em Lagoa Seca, o Lar da Sagrada Face, onde foram feitos 39 testes e todos apresentaram resultados negativos, e o Lar do Idoso Monte Sinai, em Remígio, onde, dos testes realizados, 24 deram negativos e 36 positivos, sendo 31 deles em idosos e cinco em funcionários.

Os testes rápidos que estão sendo aplicados nos 223 municípios estão sendo distribuídos pela SES e foram adquiridos pelo Governo do Estado, sendo 30% pagos com recursos encaminhados pelo Ministério da Saúde para o combate à Covid-19. Dois tipos de testes rápidos são encaminhados para os municípios: o SARS-CoV-2 Antibodytest direcionados para os profissionais da saúde, segurança pública, familiares sintomáticos, população idosa com diagnóstico de síndrome gripal; e o Kit MedTestCoronavirus (Covid-19) IgG/IgM, direcionado para o restante da população.

A Paraíba tem se destacado por ser um dos estados que mais têm testado para o Novo Coronavírus no Brasil, ficando em sexto lugar entre os Estados que mais testam a população.