Notícias

Governo do Estado realiza mostra e oficina para empresas inovadoras na Expo Favela Innovation Paraíba

publicado: 01/09/2023 15h33, última modificação: 01/09/2023 15h33

A Paraíba vai receber, pela primeira vez, uma edição da Expo Favela Innovation, que será realizada nos dias 22, 23 e 24 de setembro, no Espaço Cultural. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), vai participar da programação do evento com duas oficinas que ajudarão empresas inovadoras a se prepararem para o mercado, e uma palestra sobre políticas públicas no âmbito da ciência, tecnologia e inovação, além do stand com uma mostra do que é produzido no Estado na área da pesquisa e inovação.

A Expo Favela Innovation Paraíba é a maior feira de inovação e empreendedorismo que conecta os trabalhos de startups e empreendedores de favelas com empresários do “asfalto”. A programação conta com palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, pitches de startups, mentorias, debates, cursos, shows, filmes, desfiles e muitas outras iniciativas criadas por moradores das favelas do estado. Todas as atividades são gratuitas.

A Secties participará de uma mesa-redonda sobre ‘Editais e captação de recursos’, juntamente com a Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq); Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Além disso, será ofertada uma oficina, em parceria com a Junta Comercial do Estado da Paraíba (Jucep), sobre ‘Como criar empresas de inovação’. O foco da mesa-redonda e da oficina são os caminhos para identificar ideias e projetos com potencial para captar recursos e transformar um pequeno negócio, efetivamente, em uma empresa. A Expo Favela ainda vai contar com um painel sobre as políticas públicas que estão sendo desenvolvidas pela Secties, apresentado pelo secretário Claudio Furtado.

“O Governo do Estado está apoiando o evento e nós, enquanto secretaria, teremos a oportunidade de expor projetos que já desenvolvemos nessa área de inovação e empreendedorismo”, afirma Elis Regina Barreiro, secretária executiva de Inovação. “Será uma vitrine muito importante para a população das favelas, que vai expor seus negócios. A favela tem muito potencial e vamos aproveitar para observar essas iniciativas para criar estratégias de fomento para esses empreendimentos.”

Expo Favela - Criada em 2022 e com edições em diversos estados do Brasil, o evento mostra o potencial empreendedor e inovador dos moradores das favelas. A Expo Favela acontece por meio de uma parceria entre a Central Única das Favelas (Cufa), Fundação Dom Cabral (FDC), Favela Fundos e a Escola de Negócios da Favela.