Governo do Estado realiza mais uma edição da Jornada Paraíba Produtiva na região de Sousa

publicado: 13/09/2023 15h46, última modificação: 13/09/2023 15h46
WhatsApp Image 2023-09-13 at 15.37.44 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-09-13 at 15.37.44.jpeg
WhatsApp Image 2023-09-13 at 15.37.45.jpeg

Como já aconteceu em outros municípios da região de Sousa, no Sertão paraibano, nesta quarta-feira (13), foi realizada mais uma etapa do programa Jornada Paraíba Produtiva, desta vez na cidade de Marizópolis, precisamente no Centro de Referência de Assistência Social, das 8h ao meio-dia. Com essa edição, o programa atinge o número de 91 municípios paraibanos contemplados, numa promoção do Governo da Paraíba, por meio da Empresa de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), com a participação da Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), e o apoio das Prefeituras Municipais.

A programação do evento desta quarta-feira constou de ciranda de serviços, quando os agricultores tiveram acesso ao crédito rural, receberam Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), conheceram o Projeto Hortas nas Escolas do Campo e da Cidade, e participaram da exposição dos produtos da agricultura familiar comercializados para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Os técnicos da Empaer fizeram explanações sobre o Projeto de Revitalização da Palma Forrageira na Paraíba, executado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), que também beneficia criadores do município de Marizópolis. A questão de licenciamento ambiental foi outro tema discutido durante o evento, além de distribuição de mudas de árvores frutíferas e nativas de várias espécies. A população ainda teve acesso às ações do Projeto Social Boa Visão, da Prefeitura de Marizópolis.
A abertura contou com a participação do prefeito do município, Luís Gonçalves Braga, e de representantes de agentes financeiros e instituições de ensino técnico e superior ligados à agropecuária.

Joca Claudino - Na semana passada, no município de Joca Claudino, também na região de Sousa, com apoio da prefeitura municipal, aconteceu mais uma das etapas do programa Jornada Paraíba Produtiva, com o comparecimento de 380 pessoas. Na ocasião, foram prestados, entre outros, os serviços de emissão e entrega de Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) aos agricultores, financiamentos por meio de crédito rural, além de palestra sobre o Plano Safra 2023/2024, bem como a distribuição de mudas frutíferas para implantação de pomares produtivos e coleta de novas propostas de Crédito Rural.

Durante o evento, os técnicos da Empaer prestaram assistência na emissão e entrega de notas fiscais a agricultores fornecedores de gêneros alimentícios para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), bem como na entrega de raquetes de palma forrageira para multiplicação dessa importante cultura para criadores de animais do semiárido paraibano.

Ao final, os presentes tiveram a oportunidade de assistir a apresentações culturais de grupos locais. O evento contou com as presenças do prefeito Rinaldo Cipriano e do vice-prefeito Otávio Neto, além de vereadores e representantes de agências bancárias. As jornadas são coordenadas pelo gerente regional da Empaer, Francisco de Assis Bernardino, e as equipes locais compostas de extensionistas da empresa.