Governo do Estado promove Festival de Brinquedos feitos por artesãos paraibanos

DSC_8253.JPG
DSC_8347.JPG
DSC_8230.JPG

O Dia das Crianças está chegando e para estimular a comercialização de brinquedos feitos por artesãos paraibanos, o Governo do Estado lançou, nesta sexta-feira (6), o Festival de Brinquedos Populares, que expõe o trabalho de 25 artesãos com uma diversidade de produtos infantis, como carrinhos e casinhas de madeira, bonecas de pano, petecas, rodas-gigantes, joguinhos, entre outros. O Festival pode ser prestigiado pela população até o dia 15, de segunda a sábado, das 8h às 21h e, aos domingos, das 9h às 19h. A ação acontece por meio do Programa do Artesanato Paraibano (PAP)/Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), em parceria com o Sebrae e o Home Center Ferreira Costa, em Cabedelo.

A abertura do Festival no Ferreira Costa contou com a presença da primeira-dama e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano, Ana Maria Lins, que enalteceu a iniciativa do Governo em valorizar e incentivar o artesanato. “É muito importante a participação dos artesãos nesse Festival, porque eles têm a oportunidade de divulgar e comercializar seus produtos, e isso gera uma boa renda. Agradecemos a parceria do Ferreira Costa que cedeu esse espaço para que os artesãos possam expor os brinquedos. O Governo do Estado busca sempre firmar parcerias que beneficiem e promovam o artesanato paraibano”, afirmou Ana Lins.

Segundo a gestora do PAP, Marielza Rodriguez, a expectativa é que o evento chegue a mais de R$ 50 mil vendidos. “Isso vai impactar muito na melhoria da qualidade de vida dos artesãos envolvidos no Festival. São todos da tipologia de brinquedos populares, temos aqui fantoches, carrinhos de madeira, bonecas, miniaturas de móveis do lar, jogos educativos e outros. Quando você estimula a produção artesanal, você trabalha a preservação cultural, a preservação ecológica, a questão social e também a econômica. São quatro eixos extremamente importantes para a sociedade”, explanou.

“É muito bom participar desse momento junto com o Governo do Estado. Quando recebemos esse convite, de imediato aceitamos, porque dentro do nosso propósito também está o atender à comunidade e transformar o mundo no melhor lugar para se viver. É sempre uma honra poder ajudar as pessoas e contribuir para a cultura da Paraíba”, falou o gerente-geral do Ferreira Costa, Saulo Henrique.

O artesão Haroldo Ferreira é de Campina Grande e faz uma diversidade de brinquedos populares. Ele contou que aprendeu o ofício com o pai quando tinha 12 anos e foi se aperfeiçoando. “Faço os chamados brinquedos do baú da vovó: peteca, ioiô, caminhão, jogo de futebol e outros. Quando eu tinha 12 anos, meu pai resolveu trabalhar por conta própria. Ele comprou um banco na feira, então começamos a fazer os brinquedos e levá-los para vender. Até hoje eu estou vivendo com a renda que vem do meu artesanato, inclusive eu tenho uma expectativa boa de vendas na semana da criança”, relatou.

Quem também está animada com o Festival de Brinquedos é a artesã Giselda Peixoto. “É a primeira vez que participo desse evento. Há anos eu fiz Edificações na Escola Técnica e comecei como estagiária numa fábrica de móveis. Lá eu me interessei pelas peças e comecei a fazer miniaturas. Me tornei marceneira e durante um bom tempo fiz móveis de verdade, mas sou apaixonada por fazer miniaturas de móveis que compõem o lar. Tenho certeza que terei boas vendas aqui no Festival”, disse.

A professora Maria do Socorro foi fazer compras no Ferreira Costa e aproveitou para garantir o presente do Dia das Crianças para seu afilhado. “Achei muito interessante esse evento, porque as pessoas podem unir o útil ao agradável. Eu vim comprar umas coisas que estava precisando para a minha casa e vi o trabalho desses artesãos. Adorei o carrinho de madeira e vou levar para meu afilhado que tem oito anos”, contou.