Notícias

Governo do Estado implanta 10 novos leitos de UTI no Hospital de Catolé do Rocha e amplia assistência para pacientes graves

publicado: 07/07/2023 18h49, última modificação: 07/07/2023 18h49
A UTI de Catolé do Rocha amplia o processo de interiorização e regionalização da saúde na Paraíba.jpg

A partir desta sexta-feira (7), o Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, que integra a rede estadual de saúde, passa a disponibilizar também serviços de Unidade de Terapia Intensiva, com a implantação de 10 novos leitos de UTI pelo Governo do Estado. O secretário de Estado de Saúde, Jhony Bezerra, e o secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de SaúdeAri Reis, estiveram na unidade e junto com a diretora geral do hospital, Jaqueline Andrade, abriram o serviço que reforça a assistência a pacientes que necessitem de cuidados intensivos e amplia as ações de interiorização da saúde. 

“Hoje estamos dando início ao funcionamento da tão sonhada UTI adulto do hospital de Catolé do Rocha, que se materializa e se constitui numa grande ação do Governo da Paraíba, através da Secretaria de Saúde, que entrega esses equipamentos de extrema importância para esse processo de regionalização e interiorização da saúde”, disse o secretário. Ele lembrou que o espaço será inaugurado pelo governador João Azevêdo, no dia 3 de agosto, mas que já começa a funcionar a partir de agora. “Esse equipamento que estamos implantando é de alto nível e tecnologia, que obedece a todas as normas técnicas, e estamos muito felizes de estar participando deste momento e trazendo para o sertão do estado um equipamento desta magnitude”, reiterou o secretário Jhony Bezerra.

Para a médica e diretora geral do hospital, Jaqueline de Andrade, esse aporte dos novos leitos de UTI será fundamental na melhoria da assistência prestada pela unidade. “Contar com o suporte de um serviço avançado como o de uma UTI faz toda a diferença na assistência, porque é neste espaço que o paciente em estado grave ou potencialmente grave recebe cuidados complexos e intensivos de equipes multidisciplinares”, destaca Jaqueline. 

Ela complementa afirmando que o início dos trabalhos da UTI é um marco significativo para o serviço local, pois marca a disponibilidade de um serviço especializado que dará suporte e assistência a pacientes graves não apenas da cidade de Catolé do Rocha, mas também de localidades circunvizinhas e, especialmente, para os 10 municípios para os quais a unidade é referência.