Notícias

Governo disponibiliza serviços odontológicos para pessoas com deficiência

publicado: 22/03/2023 11h35, última modificação: 22/03/2023 11h35

O Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Coordenação Estadual de Saúde Bucal, disponibiliza, desde dezembro do ano passado, no Hospital de Clínicas (HC) em Campina Grande, atendimentos odontológicos e cirúrgicos para pessoas com deficiência (PcD).

Crianças com microcefalia e pessoas de todas as idades com síndromes diversas, bem como pessoas com necessidades especiais (PNE) que não têm condições de receber tratamento para a reabilitação oral, na atenção primária e nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), são encaminhadas para o  atendimento odontológico sob sedação ou anestesia geral, em ambiente hospitalar com uma equipe profissional especializada nesses serviços, onde são realizados os tratamentos necessários, desde restaurações, extrações dentárias, tratamento periodontal até endodontia.

O Hospital das Clínicas é pioneiro nesse serviço, disponibilizando uma estrutura completa para o atendimento, bem como uma equipe profissional especializada em PcD/PNE.

Os hospitais Arlinda Marques e o Edson Ramalho, em João Pessoa, também realizam alguns procedimentos cirúrgicos especializados para PcD como, por exemplo, exodontia (extração dentária) e algumas cirurgias odontológicas (remoção de cistos e tumores benignos). O Hospital Metropolitano, em Santa Rita, também realiza esse tipo de atendimento nos pacientes neuropatas e cardiopatas internados.

Em Campina Grande, toda segunda-feira o serviço é realizado no HC, contemplando, especialmente, os municípios das 2ª e 3ª macrorregiões do estado. O fluxo de atendimento é realizado a partir da avaliação do cirurgião dentista da equipe de saúde bucal que encaminha para o Centro de Especialidades Odontológicas. Caso o paciente atendido necessite de tratamento com sedação ou anestesia geral, a solicitação é feita à Coordenação de Saúde Bucal que realiza o agendamento.