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Governo disponibiliza Canal 0800 para tirar dúvidas sobre atualização cadastral

publicado: 31/05/2019 10h09, última modificação: 31/05/2019 10h09

A atualização cadastral começa neste sábado (1º), mas os servidores estaduais que tiverem alguma dúvida já podem tirá-la agora por meio do canal 0800 083 9800, que está funcionando de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h30, inclusive em horário de almoço. A ligação é gratuita. O processo da atualização cadastral terá duração de um mês.

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Administração, está convocando todos os servidores da Administração Direta e Indireta, ativos (efetivos ou não), inativos e pensionistas para realizar a atualização cadastral, bastando para isso acessar o portal do Governo, www.paraiba.pb.gov.br e clicar no link Atualização Cadastral.

O processo é simples e fácil. Ao acessar o link, o servidor irá digitar os seguintes dados: matrícula, CPF, nome que está no contracheque e o valor do pagamento do mês de abril (o valor deve ser o líquido). Neste campo, onde o servidor vai digitar o valor do pagamento, os números devem incluir os dois dígitos finais (centavos), por exemplo, se seu salário líquido é R$ 1.530,00, o campo deverá ser preenchido da seguinte forma: 153000.

Segundo a secretária de Estado da Administração, Jacqueline Gusmão, a última atualização cadastral aconteceu há 16 anos e, portanto, é extremamente importante que todos os servidores realizem o processo pela internet. “Esse procedimento faz parte de uma adequação ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, que é o eSocial do Governo Federal, instituído pelo Decreto no 8373/2014. Por isso, todos os servidores, inclusive os que entraram no Governo recentemente, devem realizar a atualização cadastral. Assim, vamos nos adequar às regras do eSocial e modernizar a estrutura administrativa do Estado, sempre seguindo as orientações do governador João Azevêdo”, explicou.

O Governo do Estado disponibilizará também um ambiente virtual de apoio ao servidor no seguinte endereço www.tiraduvidas.pb.gov.br, no qual será possível consultar informações explicativas sobre dúvidas frequentes, bem como acessar vídeo tutorial sobre o preenchimento dos dados.

Pontos de atendimento fixos – Apesar da Atualização Cadastral ser feita exclusivamente pela internet, os servidores que ainda tiverem dúvidas poderão procurar um dos pontos de atendimentos externos. As equipes da Secretaria de Estado da Administração estarão localizadas em locais centrais e estratégicos como no Centro Administrativo, PBPrev e o Espaço Cultural José Lins do Rêgo e ainda nas Casas da Cidadania de Campina Grande, Guarabira, Patos e Itaporanga. Nesses locais as equipes estarão fardadas e orientadas a dar todo o suporte ao servidor. É importante realizar o cadastro e garantir o salário de agosto.