Governo discute políticas para economia solidária com representantes da região do Brejo

publicado: 27/07/2024 11h23, última modificação: 27/07/2024 11h35
_DSC3286.jpg
_DSC3303.jpg
_DSC3269.jpg
_DSC3277.jpg
_DSC3252.jpg
_DSC3242.jpg
_DSC3518.jpg
_DSC3298.jpg
_DSC3634.jpg
_DSC3392.jpg
_DSC3367.jpg
_DSC3507.jpg
_DSC3596.jpg

A região do Brejo sediou, nessa sexta-feira (26), mais uma Conferência Intermunicipal de Economia Popular e Solidária. O evento, promovido pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), em parceria com o Fórum Estadual de Economia Solidária, aconteceu no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em Guarabira, e contou com a presença de representantes dos municípios que compõem a região.

Os participantes foram majoritariamente mulheres, dos segmentos de catadores, agricultores familiares, artesãos, organizações, além de observadores da política de Economia Solidária. Na ocasião, teve apresentação do grupo de idosas ‘Melhor Idade’, do município de Logradouro.

As conferências regionais tem o objetivo de debater e orientar a construção de políticas públicas voltadas para o fortalecimento da economia solidária na Paraíba. As propostas discutidas entre os grupos foram no âmbito da produção e comercialização; finanças solidárias; educação/ formação e assessoramento técnico para economia solidária; ambiente institucional – legislação e integração de políticas públicas voltadas para economia solidária.

‘Economia Popular e Solidária como Política Pública: construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação’, é o tema evidenciado nas regiões, e será abordado na 4ª Conferência Nacional de Economia Solidária - 4ª Conaes, em Brasília. O ciclo das conferências descentralizada é uma ação coordenada pela Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária (Sesaes).

A artesã da comunidade Quilombola Cruz da Menina, no município Dona Inês, Bianca Quilombola, falou que foi fundamental participar desse momento. “Sou artesã e trabalho na comunidade com a questão da economia criativa, no sentido de empreender, especialmente com as mulheres. Participar dessa conferência é muito importante, pois a gente vai estar, de alguma forma, contribuindo com o crescimento dos empreendimentos solidários da região. A gente precisa fortalecer essa cadeia produtiva que nós temos na nossa região, é muito rica, e com essa conferência a gente quer sair daqui com grandes propostas e iniciativas importantes para o nosso povo”, afirmou a representante da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Quilombolas.

O secretário executivo da Sesaes, Roberto Beltrão, destacou a importância da realização das conferências intermunicipais para o fortalecimento da economia solidária no estado. “Ao unir diferentes realidades locais, criamos propostas mais eficazes e participamos ativamente na construção de um futuro mais justo e sustentável. A participação de cada um foi crucial para enriquecer esse importante debate”, afirmou.

Já a agricultora familiar e mãe de três filhos Márcia Helena, representante da associação do sítio Cuati/Guarabira, participou da conferência como observadora e disse o quanto foi importante entender como funciona os empreendimentos solidários. “Eu vim entender melhor as pessoas e tentar expor a dificuldade como agricultora e ouvir outras experiências”.

A professora e membro da coordenação do Fórum Estadual de Economia Solidária, Fátima Araújo, ressaltou que essa conferência já tem um ponto positivo. “O diferencial foi a manifestação de vários empreendimentos que não conheciam o fórum, que não tinham nenhuma aproximação com os movimentos da economia solidária. A gente sente que essa conferência já tem um ponto positivo, é que a partir de agora o Fórum de Economia Solidária aqui no Brejo será fortalecido. Estou feliz, é um novo momento para a economia solidária, um momento de construção, de escuta do Governo, através de seus gestores, é fundamental para poder construir a política pública desse Estado”, afirmou.

Também participaram da conferência o chefe do Núcleo de Economia Solidária da SRTE/PB – MTE, Júlio Balbueno, representantes municipais da Assistência Social e a equipe técnica do IFPB Campus Guarabira.

Sobre as Conferências - As Conferências de Economia Solidária são instrumentos democráticos de extrema importância que reúnem representantes do Governo, da sociedade civil organizada e entidades para discutir políticas públicas em diversos temas de interesse social.

As etapas intermunicipais são preparatórias para a Conferência Estadual de Economia Solidária que acontecerá em dezembro deste ano, em João Pessoa. A próxima conferência acontecerá na região da Zona da Mata, nesta terça (30) e quarta-feira (31), no IFPB Campus João Pessoa.