Governo da Paraíba realiza Semana da Água em João Pessoa, Boqueirão e Areia

publicado: 18/03/2024 15h38, última modificação: 18/03/2024 15h38

A Semana da Água 2024, promovida pelo Governo da Paraíba, por meio da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), começa nesta terça-feira (19) com o evento “Mulheres pelas Águas da Paraíba”, às 8h, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas no Campus I da UFPB, em João Pessoa. A programação tem ainda eventos nas cidades de Areia e Boqueirão, a exemplo do Abraço das Águas, no açude Epitácio Pessoa, todos alusivos ao Dia Mundial da Água, 22 de março.

Quatro palestras estão previstas para a manhã desta terça: “Ecofeminismo e mudanças climáticas”, ministrada por Marina Gadelha; “Relações de gênero e o acesso à água”, com Kaliandra Andrade; “Papel histórico e contemporâneo da mulher na gestão da água”, com Mirella Costa; “Atuação das Mulheres na Meteorologia da Paraíba”, com Carmem Becker e Marle Bandeira.

De acordo com a programação, na quarta-feira (20), será realizada a primeira reunião ordinária 2024 do Comitê de Bacia Hidrográfica do Litoral Norte, às 8h, no auditório do Centro de Ciências da UFPB, na cidade de Areia. Ainda pela manhã, será ministrada a palestra Impactos Ambientais do Uso da Bacia Hidrográfica sobre a Barragem, pelo gerente de Operações de Mananciais da Aesa, João Pedro Chaves. À tarde, os participantes farão uma visita técnica à barragem Saulo Maia.

Na quinta-feira (21), será realizada a primeira reunião ordinária 2024 do Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral Sul, às 8h, na sala de reunião da Escola Olho Vivo do Tempo, em João Pessoa. A programação contará ainda com a palestra Impactos Ambientais na Bacia Hidrográfica, ministrada pela coordenadora do Fundo Estadual de Recursos Hídricos da Aesa, Lovania Werlang. No período da tarde, está prevista uma visita técnica ao rio Gramame.

Na sexta-feira (22), Dia Mundial da Água, a programação terá início no município de Boqueirão, com a primeira reunião ordinária 2024 do Comitê de Bacia Hidrográfica do Comitê do Rio Paraíba, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, onde será ministrada a palestra Impactos Ambientais do Uso da Bacia Hidrográfica sobre a Barragem, pelo gerente regional de Bacias Hidrográficas II da Aesa, João Adelino de Lima Filho. Para a tarde do mesmo dia está programado o 7º Abraço das Águas, no açude Epitácio Pessoa.

Também na sexta-feira, mas em João Pessoa, será realizada uma visita técnica ao Laboratório de Hidráulica da UFPB. “Nossa programação oferece momentos importantes para refletir sobre a importância da água e da gestão responsável e participativa dos recursos hídricos. Os avanços na gestão estão sendo possíveis porque esta é uma prioridade do Governo do Estado. Nosso governador João Azevêdo, desde a época em que foi secretário de Recursos Hídricos, nos dá força para que nós possamos implantar uma gestão com direcionamentos técnicos, de forma inovadora, sempre em parceria com os comitês de bacia, trazendo a sociedade para dentro do sistema de recursos hídricos”, destacou o diretor-presidente da Aesa, Porfírio Loureiro.