Notícias

Governo da Paraíba realiza encontro sobre políticas climáticas no Nordeste

publicado: 30/11/2022 09h27, última modificação: 30/11/2022 09h27

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma) e da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), realiza, na próxima terça (6) e quarta-feira (7), o evento Panorama das Políticas Climáticas na Paraíba e no Nordeste. O encontro ocorre a partir das 9h no auditório do Sebrae, em João Pessoa e conta com a participação de autoridades, especialistas na área, estudantes e do público em geral.

O objetivo do encontro é discutir e apresentar as ações que vêm sendo desenvolvidas na Paraíba e demais estados do Nordeste. Na segunda-feira (5) haverá uma capacitação direcionada aos gestores públicos municipais da Paraíba e demais interessados, para que tomem conhecimento dos indicadores que merecem maior atenção em seu município, em busca de mitigar o impacto climático. As inscrições para a capacitação e para o evento poderão ser feitas pelo link: http://tiny.cc/insc-politicas-climaticas. 

A capacitação será realizada das 9h às 12h, com o pesquisador sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e coordenador da Plataforma Adapta Brasil, Jean Ometto. Será apresentada a Plataforma “Adapta Brasil”, desenvolvida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o Inpe e com a Rede Nacional de Pesquisa e Ensino (RNP).

A plataforma apresenta, de forma interativa e simplificada, informações integradas e atualizadas de diversas instituições nacionais, buscando disseminar o conhecimento sobre o clima e os riscos de impactos no Brasil em nível municipal, microrregional, estadual, regional e nacional. Essa plataforma vai garantir a acessibilidade a indicadores relativos aos impactos das mudanças climáticas aos tomadores de decisão em todos os níveis, assim como aos pesquisadores, sociedade civil e setor privado.

Programação

A programação do evento para o público em geral terá início na terça-feira (6), a partir das 8h, com o credenciamento e a abertura oficial, às 9h. A partir das 10h, será proferida palestra pelo Prof. Dr. Carlos Nobre (Inpe), sobre a participação do Brasil no Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas. Em seguida, o professor Jean Ometto profere palestra sobre Pegada e Sequestro de Carbono. É Possível Alcançar o Net Zero? Às 11h, Dr. Robson Barbosa, secretário executivo de Energia da Seirhma fará palestra sobre a Evolução da Transição Energética na Paraíba e às 11h30 será a vez do jornalista e prof. Dr. Laerte Cerqueira falar sobre a Transição Energética na Paraíba.

A partir das 14h serão discutidos os Aspectos Gerais da Geração de Energia Eólica na Paraíba e as Tecnologias Empregadas nos Módulos Fotovoltaicos e suas Evoluções, pelo representante da empresa Balfar. Em seguida, Prof. Newmark Carvalho (Senai/PB) traz a palestra Capacitação Social sobre as Energias Alternativas e o Eng. José Janduí Júnior, da Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam/JP) faz uma explanação sobre o Avanço na Quantificação das Emissões de Gases de Efeito Estufa no Município de João Pessoa.

Às 16h30, o representante da empresa Climate Safe, Max Almeida profere palestra sobre Estratégias de Ações para a Elaboração do Plano de Mudanças Climáticas no Estado do Ceará.

Na quarta-feira (7), o evento será iniciado às 8h30, com a palestra do Prof. Dr. Cleber Salimon, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), sobre Dinâmica e Estoque de Carbono na Vegetação. Em seguida, o Prof. Dr. Rômulo Simões Cezar Menezes, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) fala sobre Desenvolvimento de Metodologias para Quantificação de Estoques de Carbono em Ecossistemas da Região Nordeste. A partir das 10h, o professor do Instituto de Biologia da Unicamp Dr. Gonçalo Pereira fala sobre Uma Revolução para o Sertão e, na sequência, será a vez do presidente do Sindalcool Edmundo Coelho apresentar o tema Transição Energética e Mobilidade Sustentável.

Às 11h ocorrerá palestra sobre Tendências com a Evolução do Mercado de Carbono, pelo assessor da Presidência da Empresa de Planejamento e Logística S.A. (EPL), Dr. Pietro Mendes. A programação será retomada às 14h com a palestra do Chefe de Divisão no Fomento a Tecnologias Sustentáveis (MAPA), Eng. João Nicanildo B. dos Santos, sobre o Plano de Adaptação e Baixa Emissão de Carbono na Agricultura – ABC mais Nível Nordeste. Em seguida, haverá a explanação do Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária da Paraíba, pelo coordenador do Grupo Gestor Estadual do ABC+PB, Eng. Agrônomo Demilson Lemos de Araújo e às 15h será a vez do representante da Empresa Paraibana de Pesquisa, Regularização Fundiária e Extensão Rural (Empaer), de Alagoinha, engenheiro agrônomo Valdemir Ribeiro Cavalcante falar sobre a Integração Lavoura - pecuária - floresta (ILPF): Estratégia de Produção Sustentável.

A programação do evento prossegue com a palestra da assessora jurídica da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Yanara Pessoa Leal, sobre Esg na prática e a blockchain na prestação de serviços ambientais e encerra com a apresentação da gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade, Helen Camargo de Almeida, sobre  Esg e crédito de floresta: como territórios e empresas podem ser net positive.