Governo da Paraíba promove workshop sobre Cadastur para fortalecer o turismo na Paraíba

publicado: 09/09/2024 11h24, última modificação: 09/09/2024 11h24

O Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (Setde), realiza uma série de workshops sobre o Cadastur em diversos municípios da Paraíba. A iniciativa visa garantir a excelência e a segurança na experiência turística em todo o estado, além de promover o cadastro dos prestadores e profissionais de serviços turísticos no Ministério do Turismo.

A partir do segundo semestre de 2024, a ação tem se expandido para alcançar uma ampla gama de localidades, reforçando a importância do Cadastur para o setor. O cadastro é um requisito essencial para que os municípios integrem o Mapa de Regionalização do Turismo no Brasil. A iniciativa torna obrigatório o cadastro para acampamentos turísticos, agências de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parques temáticos, transportadoras turísticas, além dos guias de turismo.

Desde julho, a equipe do Cadastur já visitou os municípios de Lucena, Santa Luzia, Patos e Monteiro. Segundo Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, essas palestras são fundamentais para que profissionais e empresários do setor turístico se atualizem e se capacitem, assegurando a correta compreensão e implementação das diretrizes do Cadastur.

A programação de workshops continuará até o fim deste ano e vai abranger cidades como João Pessoa, Pitimbu, Campina Grande, Boqueirão e Cabaceiras. Essas sessões são abertas a todos os envolvidos no setor turístico da Paraíba e representam um esforço contínuo para fortalecer o conhecimento e a aplicação das normas e regulamentos do Cadastur. A meta é promover um turismo mais sustentável e regulamentado no estado.

No primeiro semestre de 2024, a equipe já percorreu as cidades de Araruna, Dona Inês, Alagoa Grande, Solânea, Pilões, Remígio, Conde, Bananeiras, Areia, Baía da Traição, Guarabira e Monteiro. Essas visitas tiveram o intuito de alcançar ainda mais profissionais e assegurar a implementação eficaz do Cadastur nas regiões.

Maria José Belizário, coordenadora regional de Serviços Turísticos da PBTur, destaca a relevância do Cadastur como ferramenta fundamental para assegurar a legalidade e a segurança dos serviços prestados aos visitantes. “É fundamental que os operadores e prestadores de serviços turísticos compreendam a importância desse registro. A falta de conhecimento sobre o Cadastur pode resultar em práticas irregulares, que comprometem a experiência dos turistas, mas também podem afetar negativamente a imagem do destino”, alertou.

“Com essa iniciativa, o Governo da Paraíba reafirma seu compromisso com a qualidade e a regulamentação do turismo, garantindo que o setor continue a crescer de maneira organizada”, reforçou Rosália Lucas, secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico.