Notícias
Governo da Paraíba promove mais um curso profissionalizante para socioeducandos
O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), está promovendo mais um curso profissionalizante para adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, sendo desta vez de Instalação e Manutenção de Ar Condicionado. A capacitação teve aula inaugural nessa quarta-feira (10), e está sendo destinada a 22 socioeducandos.
O Curso, na modalidade presencial, surge como uma opção a mais para a formação profissional de adolescentes e jovens da Fundac e irá preparar os alunos para exercer a função de instalação e manutenção de ar condicionados com competência, disciplina e ética, com habilidades específicas na área. A qualificação está contemplando o Centro Educacional do Jovem (CEJ) com uma turma de cinco jovens, e o Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE) com duas turmas, uma com 10 adolescentes e outra com sete.
Para o presidente da Fundac, Flávio Moreira, o curso possibilitará aos socioeducandos a escolha de um novo caminho a seguir, colocando em prática tudo o que tiveram a oportunidade de aprender durante o cumprimento da medida socioeducativa. “Estamos proporcionando para vocês mais uma oportunidade de ir pelo caminho do bem e o Governo do Estado espera que essa formação seja promissora e abra as portas do mercado de trabalho”, disse Flavio, lembrando que é possível mudar e essa decisão depende de cada um.
De acordo com o Instituto Visão Inovar, responsável pela profissionalização, o principal objetivo do curso é capacitar novos profissionais a trabalharem no ramo de refrigeração fazendo dimensionamento, orçamento, instalação e manutenção em ar condicionados, com ou sem experiência com formato dinâmico e prático no aprendizado na área de Refrigeração e Climatização.
Após a conclusão do curso, os alunos estarão aptos a desenvolver atividades de instalação e manutenção de equipamentos de ar condicionado, executando a montagem e a substituição de componentes elétricos e mecânicos, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, higiene, saúde e segurança.