Governo da Paraíba promove Jornada Produtiva com ações e serviços para agricultores em Patos

publicado: 27/10/2023 16h08, última modificação: 27/10/2023 16h08
WhatsApp Image 2023-10-27 at 16.01.30.jpeg
WhatsApp Image 2023-10-27 at 16.01.31.jpeg
WhatsApp Image 2023-10-27 at 16.01.32 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-10-27 at 16.01.32.jpeg
WhatsApp Image 2023-10-27 at 16.01.36.jpeg
WhatsApp Image 2023-10-27 at 16.01.40.jpeg

O Governo da Paraíba realizou, nessa quinta-feira (26), em Patos, a Jornada Paraíba Produtiva Regional, com o objetivo de oferecer diversos serviços de assistência técnica, com exposição tecnológica e inovação, distribuição de mudas frutíferas e nativas da região, raquetes de palma forrageira e a realização da Feira de Produtos da Agricultura Familiar. O evento, que começou às 7h30 e terminou às 13h30, integrou a programação de aniversário de emancipação de Patos e foi organizado pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), Prefeitura Municipal e outros parceiros.

A Empaer esteve presente com atendimento aos produtores, orientando-os quanto à inscrição do Garantia Safra, Cadastro da Agricultura Familiar, silagem e fenação, além de amostras de produtos agropecuários, fortalecimento da cajucultura e distribuição de mudas. O Território do Médio Sertão promoveu discussões sobre a reestruturação dos territórios e cadeias produtivas. O Projeto Cooperar também esteve presente.

Durante o evento, a Prefeitura Municipal local disponibilizou serviços ligados à agricultura familiar, com ações do Centro de Referência de Atendimento à Mulher e o Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Assistência Especializada. O Polo Calçadista de Patos expôs e comercializou seus produtos.

O Banco do Nordeste atendeu com a modalidade de crédito rural, enquanto que a Conab orientou sobre os documentos exigidos para a compra de milho destinado à ração animal e como acessar ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea.

Representantes de três universidades locais participaram do evento com ações e atividades que promovem em seus campis. O Senar explanou como realiza suas atividades em favor do homem do campo. Já o Senac fez atendimentos de corte de cabelos, manicure e outros serviços.

Os agricultores e outras pessoas presentes tiraram dúvidas sobre a aposentadoria e receberam outros atendimentos, no stand do INSS instalado no ambiente da jornada. O Incra também tirou dúvidas quanto à emissão de documento de Imposto Territorial Rural e o Programa Cidadão do Governo do Estado atendeu com seus mais diferentes serviços.

Na ocasião, o secretário da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, Frei Anastácio, o secretário executivo da Seafds, Bivar Duda, e o gerente regional da Empaer em Patos, Francisco Acácio, destacaram as parcerias e o apoio às ações do Governo do Estado que visam atender aos agricultores familiares. O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Jefferson Moraes, ressaltou a disponibilidade da empresa no atendimento às famílias agricultoras nos 223 municípios paraibanos.