Governo da Paraíba possibilita tratamento odontológico especializado para autistas atendidos na A-Ima

publicado: 30/07/2024 18h46, última modificação: 30/07/2024 18h46
DSC_0159.JPG
DSC_0288.JPG
DSC_0263.JPG
DSC_0243.JPG
DSC_0201.JPG
DSC_0187.JPG
DSC_0173.JPG
DSC_0162.JPG

As pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que são assistidas pela Associação Integrada Mães de Autistas (A-Ima), localizada no Geisel, em João Pessoa, agora podem contar com atendimento odotonlógico especializado. Nesta terça-feira (30), foi inaugurado o consultório odontológico no local, graças ao convênio mantido pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano. O novo serviço também pode ser utilizado pelos familiares dos usuários.

A inauguração aconteceu na sede da Ong, que atualmente atende 320 crianças e adolescentes diagnosticados com autismo, sendo a maioria da Grande João Pessoa. A Ong assiste os usuários proporcionando atendimento de fisioterapia, terapia comportamental, fonoaudiologia, além de nutricionista e psicólogo, entre outros serviços.

A secretária estadual do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, ressaltou a importância de parcerias como essas na saúde e qualidade de vida das pessoas com TEA. “Além de fazer todas as terapias, oferecer esse serviço odontológico especializado na vida dessas crianças com autismo é muito significativo, pois tem criança que nunca foi a um consultório odontológico, porque não conseguia se adaptar ao barulho do motorzinho”, afirmou.

A presidente da A-Ima, Elaine Araújo, ressaltou que o consultório odontológico era um sonho e que só foi possível realizar com a ajuda do Governo do Estado. “Era algo que a gente necessitava pelas mais de 300 crianças atendidas aqui e seus familiares. Conseguir atendimento odontológico é vida para nossas crianças, já que a maioria dos profissionais tem dificuldade porque eles não têm essa expertise para atender os autistas. Então, a gente só tem a agradecer muito mesmo ao Governo do Estado”, frisou.

Paulo de Paula, diretor fundador da Ong, explicou sobre a dificuldade em atender os autistas em um consultório comum e destacou a importância do equipamento inaugurado. “Quando você leva uma criança autista para o dentista, geralmente tem uma dificuldade muito grande para ele simplesmente sentar na cadeira. Aqui a gente consegue fazer todo o processo do dentista que eles precisam. Não é um consultório comum, ele é um consultório especializado para pessoas com TEA, totalmente adaptado. O profissional é treinado aqui para fazer um atendimento humanizado. Os equipamentos proporcionam menos barulho para essas crianças que geralmente têm sensibilidade auditiva”, destacou.

Josi Silva, mãe de João Pedro, de 14 anos, estava satisfeita com os serviços ofertados pela A-Ima e grata pelo apoio do Governo da Paraíba. “Estou aqui desde o começo. A importância desse consultório odontológico aqui pra gente foi muito grande, porque é tão difícil encontrar um profissional que atenda autistas... E não só eles, como nós também somos atendidas”, mencionou satisfeita.