Governo da Paraíba mostra ações que atendem criadores de caprinos e ovinos durante a ExpoPrata

publicado: 23/08/2024 15h39, última modificação: 23/08/2024 15h39
PRATA1 23-09.jpg
PRATA2 23-09.jpg
PRATA3 23-09.jpg
PRATA4 23-09.jpg
PRATA5 23-09.jpg

O Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), está marcando presença na 10ª Exposição de Caprinos e Ovinos (ExpoPrata) – que começou na quarta-feira (21) e prossegue até domingo (25) – apresetando ações que desenvolve junto à agricultura familiar. Em estande padronizado, os visitantes podem conhecer projeto de hidroponia, cultivo de algodão orgânico colorido e outras atividades.

Além da parceria do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca e da Empaer, o evento conta com apoio da Associação Paraibana de Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco), PBTur, Sebrae, Senar, Associação Brasileira de Criadores de Caprinos (ABCC) e a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco).

A 10ª Exposição de Caprinos e Ovinos de Prata conta com mais de 200 baias e 800 animais de diferentes raças, sendo que 70 cabras participam do Torneio Leiteiro.

A caprinocultura é a principal atividade do município de Prata que, no Cariri, desponta com o maior plantel caprino e ovino, na produção de leite e de animais destinados ao corte.  Com uma produção média de 40 mil litros diários de leite, o município de Prata conta com um plantel de aproximadamente 6 mil animais, sendo cerca de 4 mil cabeças de caprinos e mais de 1.500 ovinos.

De acordo com o extensionista rural Renato Pereira de Lira, da Gerência Operacional de Prata, a compra do leite por meio do PAA Simultâneo é um grande fator para aquecer ainda mais a atividade. O litro de leite é comprado pelo programa governamental ao preço de R$ 3,54.

Segundo o gerente regional da Empaer em Serra Branca, Walmir Azevedo, a ExpoPrata se constitui em um dos maiores eventos no gênero em todo o Nordeste, e neste ano reuniu expositores, criadores e empresários de cinco estados. “A presença da raça Santa Inês na exposição é uma demonstração de que a caprinovinocultura é muito forte no Cariri e, sobretudo, no município de Prata”, afirmou.

Ele considera que a caprinocultura é uma das principais vocações do Cariri, com potencialidade de crescimento a partir das tecnologias e das pesquisas de melhoramento genético para melhorar os rebanhos e que a ExpoPrata é de grande importância para a região, “pois é um dos maiores eventos da ovinocaprinocultura do Cariri paraibano”.

Oferecendo prêmios de R$ 90 mil para os participantes dos torneios leiteiros, a expectativa dos organizadores é de que a ExpoPrata possa incrementar a economia local, que sejam fechados negócios e criada oportunidade para a geração de renda pelas famílias agricultoras. Com entrada gratuita, o evento é uma oportunidade para reunir produtores, técnicos, estudantes e pesquisadores ligados à caprinocultura e ao agronegócio.

Na programação consta Festival de Violeiros, Concurso de Gastronomia e a tradicional exposição de animais. Também acontece a 17ª etapa do Circuito Apacco 2024, que visa controlar a qualidade genética dos animais expostos, contando com palestras, cursos, oficinas, seminários e mostra de máquina e equipamentos. À noite, todos os dias, tem shows musicais.

A Empaer está presente nesta exposição desde a primeira versão, há mais de uma década, por meio da Gerência Regional da empresa em Serra Branca e por intermédio da gerência operadora de Prata, que mobiliza criadores e agricultores familiares.