Notícias

Governo da Paraíba lança Painel de Inteligência de Dados Turísticos nesta terça-feira (19)

publicado: 18/12/2023 09h54, última modificação: 18/12/2023 09h54

Com a proposta de reunir os principais indicadores do setor turístico da Paraíba, o Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) lança, nesta terça-feira (19), às 10h, no Hotel Hardman, em João Pessoa, o Painel de Inteligência de Dados Turísticos da Paraíba. A ferramenta vai reunir informações que vão auxiliar empresários, gestores públicos, investidores e empreendedores para tomada de decisões mais assertivas.

A plataforma é uma iniciativa do Centro de Inteligência de Dados Turísticos (Cidtur) e da Coordenação de Tecnologia da Informação da PBTur que reúne informações sobre fluxos de passageiros, ocupação hoteleira, Cadastur, entre outras. Os indicadores são obtidos a partir de fontes diversas, como pesquisas, estatísticas e sistemas de monitoramento.

De acordo com o presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, o Painel vai fornecer dados para nortear decisões dos gestores públicos e privados do turismo. “A iniciativa vai criar subsídios para a construção de cenários estratégicos para o desenvolvimento turístico do Destino Paraíba”, destacou.

Segundo o gestor de Inteligência de Mercados, Competitividade e Inovação da PBTur, Marcus Abrantes, os dados que irão compor o Painel de Monitoramento e Indicadores Turísticos darão uma visão geral desses indicadores. “Ele vai promover a transparência, a participação e a cooperação entre os diferentes atores envolvidos no turismo, bem como disseminar o conhecimento sobre o setor”, comentou.

“O objetivo é que o setor possa usar as informações para elaborar estratégias que tornem o nosso destino mais atraente e competitivo, tanto para os visitantes quanto para os moradores da Paraíba”, ressaltou a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado, Rosália Lucas.

O Painel é uma parceria entre a PBTur, Setde com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Sebrae, Fecomércio, Aena, IBGE e Rede Brasileira de Observatórios de Turismo.